137 escolas visitadas, 88 com certificação de qualidade

Desde 2010 que elementos da Comissão Nacional Eco-Escolas realizam visitas de 3 em 3 anos às escolas, visando o apoio e a verificação de evidências de um continuado e consistente trabalho da escola enquanto Eco-Escola. Esta avaliação, que se baseia nos requisitos de implementação internacional da metodologia Eco-Escolas e dos seus resultados, tem subjacente um conjunto de indicadores que se sintetizam num “índice de qualidade”.

Em 2017 foram visitadas 137 escolas de todas as regiões do País, das quais 64,2% (88 escolas) alcançaram um índice final igual ou superior a 75%. Do universo das escolas premiadas com o certificado de qualidade, 80 foram classificadas com “Elevada Qualidade” (índice até 89%).

8 escolas receberam o diploma de  “Excelência”, isto é com um índice final igual ou superior a 90%:

• Escola EB Horta do Carmo (Tavira)
  • Escola Básica de Vouzela
  • Escola EB Comendador Ângelo Azevedo (Oliveira de Azeméis)
  • Externato Infante D. Henrique (Braga)
  • Centro Educativo Alice Nabeiro (Campo Maior)
  • Escola EB1/PE/C da Ponta do Sol
  • Escola Básica de Gavião
  • Escola EB1 de Cabanas de Tavira

Nos dias 26, 27 e 28 de janeiro teve lugar em Guimarães a entrega dos diplomas de qualidade, no âmbito do Seminário Nacional das Eco-Escolas 2018. Estiveram presentes nesta Cerimónia, 21 escolas de todo o País, 4 das quais da Região Autónoma da Madeira.

Conheça as escolas premiadas com o certificado de qualidade aqui

Pode encontrar mais informações sobre os critérios que servem de base à atribuição deste reconhecimento aqui (Guia de preenchimento do inquérito).