10 anos de Parceria com ERP – Portugal

A ERP Portugal pertence à primeira plataforma Europeia de reciclagem, a ERP (European Recycling Platform), fundada em 2002 como resposta à primeira Directiva Europeia sobre os Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE). Em Portugal, a ERP opera desde de 2006. Assim, a missão desta empresa visa garantir um mercado concorrencial nos segmentos de gestão de resíduos de EEE e P&A, para benefício dos seus produtores e empresas.

A sensibilização ambiental é, igualmente, um factor de relevo, já que todos os intervenientes no processo de gestão de resíduos (produtores, distribuidores, consumidores, operadores de resíduos, entidades, entre outros) devem ter conhecimento das suas responsabilidades nesta matéria.

Desde 2007 que a ERP – Portugal iniciou uma parceria com o Programa Eco-Escolas através do projeto Geração Depositrão, resultante de diversas campanhas levadas a cabo pela empresa, junto da comunidade escolar. 

Sob a filosofia que “as crianças são excelentes influenciadores do comportamento dos adultos de hoje e, simultaneamente, devem saber como se comportar no futuro” [Ricardo Neto, Diretor Geral da ERP Portugal], várias são as ferramentas de comunicação criadas para passar a mensagem.

Em 2017-2018, pelo segundo ano consecutivo, lança-se o desafio da Geminação de Entidades Locais. Este processo de geminação é levado a cabo pelas escolas Geração Depositrão e visa incluir na campanha entidades locais, tais como Bombeiros Voluntários, Unidades de Saúde, Juntas de Freguesia, IPSS ou outras empresas que pretendam funcionar como pontos de recolha. De acordo com este modelo, as recolhas são realizadas diretamente nas instalações das entidades parceiras e o peso dos resíduos recolhidos associado à escola responsável pelo processo de geminação.

X