Odete Manuela Sequeira de Melo, licenciada em Geografia – Ramo Educacional, em 1997, e Mestre em Geografia – Dinâmicas Espaciais e Ordenamento do Território, em 2000, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Docente de Geografia, no ensino regular, de Ciências Sociais e Humanas, no ensino vocacional, de Cidadania e Mundo Atual, nos Cursos de Educação e Formação, e de Área de Integração, nos cursos profissionais.
Elemento da Equipa Eco Escolas desde o ano letivo 2013/2014 e Coordenadora desde o ano letivo 2015/2016.
Coordenadora do Programa Jovens Repórteres para o Ambiente desde 2013/2014.
Coordenou diversos projetos com mérito reconhecido a nível nacional e internacional nos Programas Eco Escolas e Jovens Repórteres para o Ambiente.
Exerce atualmente funções docentes na Escola Básica e Secundária de Canelas, em Vila Nova de Gaia.