<- ENQUADRAMENTO | COMO PARTICIPAR
Fases do Projeto

O Projeto desenvolve-se em 3 fases

FASE 1 – PREPARAÇÃO

O projeto inicia-se com a inscrição do município na plataforma Eco-Escolas

  • Após inscrição do município, as escolas do concelho serão convidadas a aderir. Caso aceitem inscrevem-se na plataforma Eco-Escolas
  • Para concretizar o projeto, as escolas deverão apresentar previamente apenas um desenho/proposta de imagem que pretendem reproduzir nas sarjetas/sumidouros. (ver regulamento sobre as características da proposta de imagem)
  • Os projetos deverão ser submetidos por cada escola (na plataforma Eco-Escolas). até 20 de abril
  • Os projetos recebidos serão validados pelo Júri que inclui a ABAE, o município e eventualmente, a respetiva freguesia em que se insere a escola.
  • Após a validação dos projetos a escola será convidada a realizar as pinturas na escola e área envolvente.

FASE 2 – CONCRETIZAÇÃO

  • Todo o processo de concretização das pinturas deve ser supervisionado pela Câmara Municipal e/ou a Freguesia que deverá:
    • Aprovar/selecionar as sarjetas/sumidouros que serão pintados recomendando-se se possível a escolha de pelo menos uma dentro e uma fora da escola
    • Fornecer as tintas “amigas do ambiente” (ver nota sobre características técnicas), optando por pinturas de características mais ou menos duradoiras
    • Fazer chegar a cada escola no momento (dia/hora) acordado para a pintura, o kit de materiais necessários para a execução do projeto (ver descrição do kit recomendada)
    • Zelar pelas respetivas autorizações para a intervenção em espaço público, avaliando a  sua exequibilidade em condições de segurança antes e durante a execução das pinturas.
    • Zelar em conjunto com os professores envolvidos pela adequada execução da pintura (dimensões, relação com a sarjeta/sumidouro, desenho, logótipos)
  • O dia das pinturas deverá ser acordado com a escola e respetiva autarquia, sugerindo-se os dias em torno das datas comemorativas 20 de maio (Dia Europeu do Mar) ou outras que considerem adequadas associando a campanha às respetivas efemérides
  • A dimensão da imagem não deve exceder o tamanho da sarjeta/sumidouro. Junto da pintura deverão aparecer os logótipos da Eco-Escolas,
  • Após o dia das pinturas a escola enviará para a ABAE uma imagem de uma das sarjetas pintadas.

 

FASE 3 – COMUNICAÇÃO

  • Publicação e partilha: todas as imagens enviadas serão divulgadas na página Eco-Escolas e respetivas redes sociais.
  • Recomenda-se que todos os intervenientes divulguem e partilhem estes trabalhos dando assim corpo a uma campanha nacional.
Prémios

PRÉMIO NACIONAL
A ABAE premiará pelo menos 3 pinturas a nível nacional. O júri será constituído por elementos da Comissão Nacional Eco-Escolas e especialistas convidados.

PRÉMIO MUNICIPAL/LOCAL (opcional)
Cabe ao município/freguesia decidir se pretendem premiar/reconhecer os melhores trabalhos das suas escolas.
Caso o município assim o pretenda, ABAE poderá colaborar na implementação de um concurso no Facebook visando a votação pela comunidade virtual.

Prazos
  • Até 20 de fevereiro: inscrição.
  • Até 15 de março: inscrição da escola.
  • Até 20 de abril: submissão do projeto de cada escola.
  • Até 30 de abril: seleção das imagens a pintar e convite às escolas.
  • De abril a junho: pintura das sarjetas/sumidouro. Recomendam-se que sejam incluídos os dias 20 de maio Dia Europeu do Mar e/ou  8 de junho Dia Mundial dos Oceanos. 
  • Até  15 de junho: envio de fotografias das pinturas executadas nas diferentes freguesias.
  • De 1 a 15  de julho: concursos/campanhas concelhias nas redes sociais
  • 30 de julho: divulgação dos premiados – prémio nacional e campanhas redes sociais
  • 29 de setembro: entrega dos prémios às escolas

 

Metodologia

Na concretização do projeto, as escolas, deverão utilizar as estratégias que considerem mais adequadas.

Sugere-se a investigação sobre o ciclo da água e o ciclo urbano da água, bem como sobre a função, funcionamento, rede e localização das sarjetas e sumidouros existentes no bairro/freguesia onde se localiza a escola.

Complementarmente, deverão ser discutidos os temas como o tempo de degradação dos resíduos, a contaminação das linhas de água, a rede hidrográfica, a poluição marinha, o impacto da poluição das águas doces e salgadas nos diversos ecossistemas.

Visando uma campanha de sensibilização da comunidade, deve ser criada uma imagem destinada a ser pintada junto a uma sarjeta ou sumidouros de águas pluviais, dentro da escola e/ou na sua envolvência.
Recomenda-se o envolvimento do maior número possível de alunos neste projeto sugerindo-se que a seleção da imagem a apresentar por cada escola resulte de um concurso interno.
Se a imagem for validada, as sarjetas dentro do recinto escolar (e eventualmente no espaço exterior) devem ser pintadas pelos alunos.

 

Características da Proposta de Imagem

• A proposta de imagem é constituída pelo desenho que se pretende pintar na sarjeta/sumidouro. Nota: caso o desenho inclua representação de espécies marinhas deverão ser privilegiadas as espécies autóctones.
As cores utilizadas ficam ao critério da escola. A dimensão da imagem deve ter em consideração o tamanho da sarjeta/sumidouro.
• Deverá conter a frase “O mar começa aqui”, integrando preferencialmente os logotipos do projeto e do Eco-Escolas (fornecidos pela ABAE). Caso queiram poderão também integrar outros logotipos/assinaturas (exemplo: do município/freguesia ou escola).
• O protótipo de imagem enviada deve incluir a relação entre a pintura e a sarjeta/sumidouro. (escala)

 

Submissão da Proposta de Imagem

• A proposta de imagem deverá ser digitalizada e enviado para a ABAE através da plataforma Eco-Escolas até 20 de abril

Cada escola pode concorrer apenas com uma imagem com os seguintes elementos:

  • Imagem em formato .jpeg
  • Memória descritiva da imagem
  • Memória descritiva do projeto – até uma página A4 com: a identificação da escola e do(a) professor(a) coordenador(a) da atividade; o número, a idade e ano de escolaridade dos alunos; síntese das varias fases do projeto.
Imagem da Escola para concurso

Após a concretização das pinturas e para que a escola possa participar no concurso nacional ( e eventualmente regional) deverá submeter na plataforma Eco-Escolas, até 15 de junho :

  • uma fotografias de uma das pintura realizada
  • referencia à localização das sarjetas pintadas pela escola

Recursos

A CM  e/ou as respetivas Juntas de Freguesias asseguram os materiais, meios e autorizações necessários à execução das pinturas no espaço público. Na elaboração das pinturas as crianças deverão utilizar equipamentos de segurança e proteção adequados à atividade.

Recomenda-se neste contexto a criação de um “Kit” para cada escola que deverá incluir entre outros: luvas, pincéis, máscaras, tintas nas cores selecionadas os logótipos (máscara 3D) enviados pela ABAE (Eco-Escolas e Logo do Projeto).

 

Tintas

A escolha das tintas, da responsabilidade das Câmara Municipal e/ou Junta de Freguesia, deverá ter em conta o público-alvo que irá realizar as pinturas, bem como ser ajustada à durabilidade pretendida das pinturas (temporárias ou permanentes).

Neste sentido, e não tendo sido possível identificar um produto que seja totalmente inócuo e versátil para todas as aplicações pretendidas, a escolha dos materiais de pintura deverá privilegiar os seguintes aspetos/critérios:

Tinta para pinturas duráveis:

 

  • Tintas sem solventes / Tintas de base aquosa;
  • Tintas com certificação ambiental Eco-Label;

  • Tintas sem COV’s (Compostos Orgânicos Voláteis) ou com rotulagem A+ ;

  • Tintas em spray Sem CFC’S;

  • Não utilizar tintas com pictogramas com indicação de “Risco ao meio ambiente” e ou “Nocivo”

 

Tintas /Materiais para pinturas temporárias

 

  • Tintas escolares de base aquosa (guache) do tipo Giotto ou similares;
  • Lápis de cera / Marcadores / Canetas (?)
  •  Giz (com utilização de máscaras)

Saiba mais sobre tintas e a sua constituição aqui: https://vimeo.com/165920521

O que fazer à embalagem depois de utilizar? Saiba mais aqui: https://barbot.pt/noticias/reciclar-latas-de-tinta/

Consulte aqui alguns exemplos de Fichas de Produto e Segurança:

Regulamento

Consulte aqui o regulamento do projeto: