O Mar começa aqui

Enquadramento

As sarjetas têm como função a recolha e o escoamento das águas pluviais. Estas transportam consigo vários resíduos, como por exemplo, beatas de cigarros ou plásticos. As águas pluviais não são filtradas nem recebem qualquer tratamento e desembocam, diretamente, nos rios, nas lagoas ou no mar. Deste modo, tanto os ecossistemas terrestres como os aquáticos são diretamente afetados, assim como a sua biodiversidade.

 

Objetivos:

  • Realizar uma campanha com impacto na comunidade para alertar sobre as questões relativas à incorreta deposição dos resíduos, poluição da água doce e água do mar.
  • Educar para a preservação dos ecossistemas e da biodiversidade.
  • Estimular através de atividades práticas o aumento da literacia da sustentabilidade.
  • Desenvolver competências nas áreas da expressão plástica.
  • Implementar estratégias de cooperação escolas -autarquias para a promoção da cidadania ambiental.

Metodologia

Este desafio é dirigido aos municípios, que devem manifestar interesse em participar, através do preenchimento da ficha de inscrição criada para o efeito.

O município participante deve mobilizar as escolas (Eco-Escolas e outras) do concelho a participar no projeto. A estas pede-se que enviem ao município o projeto de uma pintura a realizar em torno de uma sarjeta, com o objetivo de sensibilizar para o facto das águas pluviais arrastarem com elas vários tipos de resíduos. As tintas de exterior devem ser inócuas para o ambiente. Saiba mais AQUI

Participação do Município

  • Demonstração de interesse pela atividade e sua viabilização prática.
  • Participação no júri para seleção dos melhores projetos.
  • Facultar à escola ou escolas tintas de exterior inócuas para o ambiente.
  • Caso considere adequado, poderá também atribuir prémios à escola ou escolas cujo projeto foi selecionado.

Participação das Eco-Escolas

  • Envio do projeto de uma pintura a realizar em torno das sarjetas.
  • Pintura das sarjetas em torno da escola e o município/freguesias.

 Participação da ABAE

  • Coordenação do projeto.
  • Articulação do trabalho entre as escolas e o município/freguesias.
  • Divulgação dos resultados a nível nacional e na rede FEE.

Critérios de avaliação

  • Processo e envolvimento dos alunos
  • Criatividade
  • Estética/efeito final

Inscrição

A inscrição no projeto deve ser realizada pelo município até ao dia 15 de março  AQUI

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Inscrição do município até ao dia 15 de março  AQUI

Fases do Desafio

1    – Manifestação de interesseinscrição | município
2a – Desafio às Eco-Escolas do concelho | ABAE
2b – Escolas apresentam propostas |  Escolas
3   – Seleção da(s) imagem(ns) | ABAE-Município
4a –Municipio agiliza implementação (autorizações e materiais)
4b – Campanha de pintura | Escolas-Município
4c – Comunicação | ABAE, Escolas, Municipio

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