Enquadramento

Após a ocorrência de fenómenos de precipitação, o percurso das águas pluviais, é inicialmente feito à superfície nas áreas impermeáveis, como por exemplo, telhados, pátios e valetas de arruamentos, mas é rapidamente conduzida para os coletores instalados subterraneamente, através das sarjetas e sumidouros, onde flui até ser devolvida aos cursos naturais de água, lagos, lagoas, baías ou no mar.

As sarjetas de passeio[1] e sumidouros[2] são importantes dispositivos de entrada de fluxos de água, dado que garantem o acesso das águas pluviais às redes de drenagem, contudo, são frequentemente objeto de deposição de resíduos, quer decorrentes do arrastamento das águas da chuva, quer decorrentes da atividade humana, como óleos alimentares, garrafas, beatas, entre outros.

Compete às autarquias não só assegurar a provisão do serviço de gestão de resíduos urbanos no seu território, garantindo a limpeza das vias e espaços públicos, sarjetas e sumidouros à superfície, mas também alertar e sensibilizar a população em geral e para a comunidade escolar em particular, para as consequências, quer nos ecossistemas terrestres, quer nos ecossistemas marinhos, da incorreta deposição dos resíduos.

É neste contexto que a ABAE lança o desafio “O mar começa aqui” a todas as autarquias do país.

Um desafio Eco-Escolas | Autarquias | ABAE

O concretização do projeto implica a conjugação de sinergias entre o Município e Freguesias, as Escolas do concelho nomeadamente as Eco-Escolas e a ABAE. Para que este projeto tenha o efeito de uma campanha impactante na comunidade local e nacional é fundamental o papel de  cada um dos envolvidos que se comprometem a pôr em prática as ações inerentes, nomeadamente:

AUTAQUIAS
– Aderem ao projeto dispondo-se a envolver as suas Eco-Escolas (e outras);
– Coordenam o projeto a nível local, responsabilizando-se por toda a logística inerente à sua concretização que articulam com as suas escolas;
– Fornecem os materiais necessários à implementação do projeto sendo responsáveis pela escolha e distribuição dos mesmos.

ESCOLAS
– Aderem ao projeto na plataforma Eco-Escolas, caso o seu município o tenha feito previamente;
– Desenvolvem internamente o processo para seleção de uma imagem que represente a escola;
– Submetem a imagem na plataforma Eco-Escolas;
– Realizam as pinturas, em articulação com a autarquia e a participação dos alunos;
– Enviam para a ABAE uma das pinturas que realizaram nas sarjetas/sumidouros;
– Divulgam o projeto pelos meios ao seu alcance.

ABAE
– Coordena o projeto a nível nacional;
– Fornece 2 stencils dos logótipos (do projeto e Eco-Escolas) a cada município aderente (que deverá fazer circular pelas suas escolas);
– Divulga na página Eco-Escolas e respetivas redes sociais;
– Premia os melhores trabalhos a nível nacional;

– Disponibiliza apoio para promoção de campanhas/prémios municipais nas redes sociais em articulação com o respetivo município.

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Objetivos

Trata-se de uma campanha de sensibilização que visa como objetivos principais:

  • Compreender a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada em particular
  • Educar para uma cidadania ativa incitando os jovens a passar a mensagem de que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar” a toda a comunidade educativa
  • Estimular a criatividade dos alunos, através do desenvolvimento de competências em áreas como a expressão plástica.
  • Implementar estratégias de cooperação escolas-autarquias para a promoção da sustentabilidade.
Destinatários
  • Todos os municípios e escolas que integram a rede Eco-Escolas
  • Outros (desde que articulados com os anteriores).
Como Participar
  • Para que as escolas possam participar/ concretizar estes projetos é fundamental a inscrição prévia do município. Só depois as escolas dos respetivos municípios poderão manifestar a sua vontade em participar.
  • Em qualquer dos casos a inscrição realiza-se na plataforma Eco-Escolas [ ecoescolas.abae.pt/plataforma]
    Para a inscrição, os municípios parceiros devem aceder com o login e password que foi atribuída ao técnico responsável.

Nota: caso por alguma razão não possua ou esse acesso deverá solicitá-lo para ecoescolas@abae.pt; se já recebeu o acesso e se esqueceu da password poderá sempre na própria plataforma fazer a recuperação da password.


[1] as sarjetas de passeio são dispositivos sempre associados a um lancil do passeio, com entrada lateral de caudal.

[2] os sumidouros são considerados dispositivos que podem estar associados a um lancil ou a uma valeta, cuja entrada de caudal é feita superiormente, através de grade.