O ar que eu respiro | Trabalhos 2022 | Jogo de Correspondência

Escola EB1/JI Pólo do Conde 2 (Sesimbra)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Turma do 4.º C - dos 9 aos 10 anos.

Nome do Jogo:
A Poluição do Ar

Regras do Jogo:
A professora coloca as fontes de poluição no quadro ou folha de papel. Os alunos individualmente ou em equipa selecionam uma consequência e, posteriormente, uma solução para cada fonte de poluição e colocam-nas no sítio correto.
Ganha quem colocar mais consequências e soluções nas fontes de poluição adequadas.

Fotografias do Jogo e Peças do Jogo:

Memória Descritiva:
De acordo com a curiosidade dos alunos, quando se abordam temas relacionados com a preservação do meio ambiente, levantou-se a seguinte questão: O que provoca a poluição do ar? Deu-se então o ponto de partida, o qual motivou os alunos a pesquisar o que provoca a poluição atmosférica. Selecionaram algumas fontes de poluição e fizeram o seu desenho. Em seguida, pesquisaram as suas consequências, escreveram a palavra-chave (a consequência) e fizeram o desenho. Pesquisaram, também, as possíveis soluções, escreveram uma frase com essa mesma solução e desenharam. Todo o trabalho foi realizado em grupos de 4 alunos. Os objetivos que se pretendiam alcançar foram: sensibilizar para o desenvolvimento sustentável; promover uma abordagem ambiental, centrada na poluição do ar; pesquisar sobre o tema em questão e promover o trabalho em grupo. Pretendeu-se também que os alunos relacionassem “o aumento da população mundial e do consumo de bens com a alterações na qualidade do ambiente, destruição de florestas, poluição, esgotamento de recursos, extinção de espécies, etc), reconhecendo a necessidade de adotar medidas individuais e colectivas, que minimizem o impacto”. in Aprendizagens Essenciais- Estudo do Meio 4.º ano.