O ar que eu respiro | Trabalhos 2022 | Jogo de Correspondência

Jardim-Escola João de Deus - Belas (Sintra)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
David Mourato (9 anos);
Evellyn Pereira (9 anos);
Luize Mello (9 anos);
Vasco Borges (9 anos);
Yago Brandão (9 anos);
Lúcia Caetano (10 anos);
Manuel Freire (10 anos);
Matilde Melo (10 anos).

Nome do Jogo:
À descoberta do ambiente

Regras do Jogo:
Material:
- 1 puzzle com 15 peças;
- 15 cartões com questões (respostas no verso).
Regras:
1. Retirar 1 cartão com a questão e ler em voz alta;
2. Quem responder corretamente à questão, recebe uma peça do puzzle;
3. Vence quem acumular mais peças do puzzle;
3. Terminam o jogo, depois de responderem a todas as questões e, em grupo, constroem o puzzle.
Sugestão: Atribuir os pontos consoante o nível de dificuldade da pergunta.

Fotografias do Jogo e Peças do Jogo:

Memória Descritiva:
O jogo foi elaborado através de um trabalho colaborativo entre o 3.º e o 4.º ano de escolaridade (turma mista). Para realizar este jogo partimos da disciplina de Estudo do Meio e analisámos os conteúdos que estavam a ser desenvolvidos.
Em seguida, fomos explorar o site do Eco-Escolas para que os alunos entendessem o objetivo da atividade. Posteriormente, surgiram várias ideias de jogo de correspondência.
Começamos por realizar um esboço do jogo no quadro recorrendo às ideias dos alunos. Em seguida, partimos para a parte prática da atividade. Primeiro, numa folha A4, desenhamos alguns elementos da natureza (relacionados com a temática: "poluentes e respetivas fontes da poluição do ar, consequências e efeitos da poluição atmosférica e possíveis resoluções para o problema").
Em segundo, colamos o nosso desenho em papel EVA e cortámos em peças. Para os cartões, selecionamos as questões pretendidas, passámo-las para o cartão e, por fim, pintámos. Cada cartão tem no verso um algarismo correspondente a uma peça.
A turma de 3.º e 4.º concluiu a atividade, divertiu-se e aprendeu muito com este jogo!