O ar que eu respiro | Trabalhos 2022 | Jogo de Correspondência

Escola EBI Mário Beirão (EB 2,3) (Beja)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
- Turma E- 5º ano - idades entre os 10 e os 13 anos
- Turma G- 5º ano Miguel ,Denis, Manuel, Eduardo - entre os 10 e os 11 anos
-Turma G- 5º ano

Nome do Jogo:
_ Quantas soluções queres? ( turma E) - jogo digital ( turma G) - Respira e responde

Regras do Jogo:
jogo1- Quantas soluções queres? os alunos questionam e fazem o abre e fecha com o número solicitado, questionam sobre o ar e tem que ter uma solução para o problema apontado e esquematizado. Pode-se fazer um debate em torno da questão e da respetiva solução.
jogo 2- os alunos respondem ao questionário elaborado pelo grupo da turma G
Jogo3 - Os alunos retiram um cartão e têm de o associar a um dos tópicos

Fotografias do Jogo e Peças do Jogo:

Memória Descritiva:
Os alunos do 5º ano bem como as suas docentes trabalharam a qualidade do ar que respiramos porque para além de ser um dos conteúdos a abordar nas ciências naturais pretende-se estimular os futuros cidadãos para que a vertente ambiental seja um dos grandes pilares da sua formação.
Os alunos desde logo se aperceberam que sendo a nossa escola inserida numa região do interior., com fraca industrialização a nossa qualidade do ar é bom, https://qualar.apambiente.pt/indices. As docentes, Ana Serrano e Paula de Sá, orientaram os alunos na pesquisa de forma a atingirem os objetivos:
– Conhecer os principais poluentes atmosféricos que afetam a qualidade do ar e a nossa saúde;
– Conhecer as medidas a adotar para minimizar a poluição e que as escolhas e comportamentos individuais e coletivos concorrem para um Ambiente mais saudável para a vida humana.
Assim, os alunos elaboraram trabalhos que depois de selecionados enviamos pois são os que julgamos poder:
– Contribuir para fortalecer a ligação entre a educação nos vários níveis escolares e a educação ambiental;
– Desenvolver um módulo de educação ambiental que promova a formação de crianças e jovens na aquisição de princípios, valores e aptidões que favoreçam a aprendizagem e contribuam para a consciencialização, o conhecimento e a capacitação para escolhas mais assertivas e suportadas tendo em vista a proteção do recurso ar;
– Estimular através de atividades o aumento da literacia relativamente a exposição ao ar poluído;
– Promover bons hábitos para contribuir, individual e coletivamente, para reduzir as emissões e promover um bom ar.
Os alunos ficaram muito entusiasmados com a forma como a integração curricular foi promovida e esperamos ter cidadãos mais amigos do ar.

Link do Jogo: