O ar que eu respiro | Trabalhos 2022 | Jogo de Correspondência

Escola Secundária de Caldas de Vizela (Vizela)

Escalão: 3º escalão (secundário, profissional e superior)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Diogo Ferreira 16 anos; Gonçalo Fernandes 16 anos; Luana Peixoto 16 anos; Simão Monteiro 16 anos.

Nome do Jogo:
Atmosparty

Regras do Jogo:
O objetivo do jogo é chegar em primeiro ligar à casa "fim". Os jogadores dividem-se em equipas ( 2 a 4) de 2 jogadores. Cada equipa escolhe um peão e coloca-o na casa " INÍCIO ". Começa a equipa que possuir maior pontuação no lançamento do dado.
No início do turno, a equipa lança o dado e move o peão até à casa correspondente. Seguidamente, realiza-se a prova indicada pela casa (a descrição de cada uma está na parte DESCRIÇÃO DAS PROVAS). Se a equipa superar a prova, permanece no lugar da mesma. Se não, recua até à casa de onde lançou o dado. Quando um jogador calha nas escadas deve ir para a casa onde estas apontam não precisando de responder à prova proposta. O tempo que cada jogo demora está no canto inferior direito dos tabuleiros.
Quando um jogador se encontra perto do fim necessita obrigatoriamente passar pela casa "DESAFIO FINAL" não sendo necessário o número exato (no dado) para coincidir com a mesma. Nesta casa para a equipa vencer deve responder às 3 provas de um cartão (Pergunta; Desenho e Descrição da palavra), deixando a pergunta para ser respondida no fim. Se não conseguirem perdem a vez e tentam novamente na próxima ronda (com um novo cartão). A equipa que superar primeiro o desafio final ganha o jogo.

Fotografias do Jogo e Peças do Jogo:

Memória Descritiva:
No âmbito de um projeto interdisciplinar entre as disciplinas de Biologia e Geologia e de Física e Química A, cuja temática se relacionava com os poluentes atmosféricos e a integração dos currículos de ambas as disciplinas, propôs-se à turma A do 10º ano a realização de jogos de tabuleiro que obedecessem às regras estabelecidas pelas docentes e pelo desafio proposto pelo programa Eco-Escolas: o Ar que eu Respiro (jogo de correspondência). Os alunos organizaram-se em grupos e elaboraram, no total, 7 jogos de correspondência com critérios de avaliação específicos nomeadamente a exigência de criação de jogo com materiais recicláveis, com o máximo de criatividade possível e cientificamente corretos. Os 7 jogos foram surpreendentes pela positiva, pelo que fez-se a avaliação do melhor jogo, sendo o selecionado a concurso neste desafio (tarefa bastante difícil). Os alunos envolveram-se com entusiasmo e muita criatividade nesta dinâmica, elevando as expetativas que inicialmente se previam para a atividade. Foi enriquecedor e, sobretudo, os alunos exploraram outras competências importantes para desenvolvimento da aprendizagem. Os alunos experimentaram jogar todos os jogos, quando os apresentaram à turma, sendo valorizada a heteroavaliação da turma.
Os autores do jogo foram exigentes ao elaborarem cerca de 40 questões- 40 cartões (apenas se colocaram 3 exemplares), relacionados com os que se pretendia: fontes de poluição, principais poluentes e efeitos.