O ar que eu respiro | Trabalhos 2022 | Jogo de Correspondência

Escola Secundária de Fafe (Fafe)

Escalão: 3º escalão (secundário, profissional e superior)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Ana Costa, 15 anos
Dinis Ribeiro, 15 anos
Ivan Pinto, 15 anos
Afonso Freitas, 15 anos

Nome do Jogo:
Frequências

Regras do Jogo:
FREQUÊNCIAS
Regras do jogo
1. Abrir o ficheiro do jogo.
2. Reunir os alunos e professores (é importante a diferença de idade de no mínimo 10 anos).
3. Os anfitriões do jogo devem reunir o representante dos alunos e explicar o segredo do jogo (irá ser tocado uma frequência que apenas os alunos consigam ouvir devido às propriedades do ouvido humano, isto sempre que for dita a opção correta).
4. Selecionar fotografia do representante dos alunos e do representante dos professores e colocar nos bonecos do 1º diapositivo.
5. Jogar e ver quem ganha.

Fotografias do Jogo e Peças do Jogo:

Memória Descritiva:
O jogo «Frequências» surgiu depois de numa aula de Física e Química A terem sido abordadas as propriedades do som, o que nos levou a penar que poderíamos fazer a interligação com o Eco-Escolas.
Diz-se, frequentemente, que o ouvido humano apenas consegue ouvir sons com frequência até 20000 Hz. No entanto, com a idade a capacidade de ouvir esses sons vai diminuindo, fazendo com que um adulto de 30 a 40 anos apenas consiga ouvir até 12000 Hz a 16000 Hz. Assim, o jogo frequências é um ótimo método para mostrar a diferença que as nossas ações tendem a causar no nosso ouvido com o passar dos anos.