O ar que eu respiro | Trabalhos 2022 | Jogo de Correspondência

Escola EB1 da Lagarteira (Vila Nova de Gaia)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Adriana Amaral, 8 anos; Carolina Pacheco, 8; Carolina Sousa, 8; Débora Amado, 8; Diego Duarte, 7; Eduardo Rodrigues, 7; Eva Vieira, 8; Francisca Barbosa, 7; Gonçalo Barbosa, 7; Gustavo Botelho, 8; Iara Vilas Boas, 8; Inês Sousa, 7; Isis Almeida, 8; Lara Vale, 8; Lara Portilha, 8; Maria Barbosa, 8; Pedro Sousa, 7; Sara Silva, 7; Vicente Oliveira, 7.

Nome do Jogo:
Jogo O ar que eu respiro

Regras do Jogo:
Observa a imagem. As regras do jogo estão no ícone - o planeta Terra - situado na parte superior esquerda. Clica uma vez depois de aparecer o dedo a apontar. De seguida, lê as etiquetas e arrasta-as para o lado direito ou esquerdo, fazendo a correspondência correta entre as causas naturais e humanas da poluição atmosférica, depois as suas consequências (escolhe as afirmações verdadeiras e falsas) e, finalmente, organiza a informação relativa às possíveis ações que cada um deve tomar para diminuir e, até, acabar com a poluição do ar. Para verificares as tuas respostas, clica no ícone do lado superior direito - a lâmpada. Diverte-te!!

Fotografias do Jogo e Peças do Jogo:

Memória Descritiva:
O desafio proposto denominado "O AR que Eu Respiro" tinha como base fichas de atividades e links que permitiram:
- Compreender os aspetos relativos à qualidade do ar e as alterações climáticas: as suas causas e consequências
- Investigar as soluções, avaliando os principais poluentes da má qualidade do ar (efeitos globais)
- Usar a gamificação para consolidação das aprendizagens, apresentando possíveis resoluções da poluição atmosférica.
Os objetivos do desafio foram sensibilizar para a educação ambiental (qualidade do ar: poluição atmosférica e sonora), investigar sobre como ser um agente pró-ambiente (prós e contra) e promover a reflexão sobre a responsabilidade de todos para com o ambiente
O recurso digital usado para a elaboração do jogo foi o Genially, nos temas da gamificação. O template escolhido foi o Correct Concepts.
Os desenhos foram efetuados pelos alunos da turma.
A canção que acompanha o jogo é um inédito da autoria da menina Matilde Teixeira Paiva, que não frequenta a EB1/JI da Lagarteira.

Link do Jogo: