O ar que eu respiro | Trabalhos 2022 | Jogo de Correspondência

Colégio-Creche Nossa Senhora da Bonança do Candal (Vila Nova de Gaia)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
7 e 8 anos

Nome do Jogo:
A qualidade do ar que respiramos...

Regras do Jogo:
Instruções:
1 - Forma um grupo de 5 amigos;
2 - Separa as peças por cores;
3 - Cada um:
- Retira uma peça amarela e coloca no local correspondente à fonte da poluição do ar: causa;
- Procura o efeito da poluição atmosférica correspondente e coloca-a no local correto: consequência;
- Encontra a solução para o problema identificado e coloca-a no devido local: solução.
3 - No final, discute sobre as correspondências realizadas com o teu grupo.
Diverte-te...e aprende!

Fotografias do Jogo e Peças do Jogo:

Memória Descritiva:
Os professores do segundo ano imaginaram um jogo de correspondência relacionado com o tema “O ar que eu respiro”, que abordasse as principais fontes de poluição do ar, as suas consequências e as possíveis soluções para os problemas identificados.
Inicialmente, os professores elaboraram uma apresentação em formato PowerPoint como introdução à atividade, proporcionando aos alunos uma abordagem interativa do referido tema. Assim, as crianças puderam explorar e debater sobre a qualidade do ar e da importância das nossas ações para a mantermos.
Depois, e com a colaboração de todos os alunos, os docentes reuniram o material necessário – tampas de formas de alumínio, corda, cartolinas (de cores vermelha, amarela e verde), cola, imagens em papel e papel reciclado.
As tarefas foram distribuídas pelos alunos, que ficaram encarregues de recortar e colar as imagens nas cartolinas das cores correspondentes: causas-amarelo; consequências-vermelho; soluções-verde. Também recortaram as “janelas” de cada um dos cartões e uniram-nos com a corda reutilizada. Uma das crianças ficou responsável por escrever as instruções do jogo em papel reciclado e outra por fazer a decoração.
Por fim, os titulares do segundo ano plastificaram as imagens a quente, de forma a tornar o jogo mais resistente para as crianças o manipularem autonomamente.