O ar que eu respiro | Trabalhos 2022 | Jogo de Correspondência

Escola EB 2,3 de Milheirós de Poiares (Santa Maria da Feira)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Francisco Teixeira (13 anos), Leonardo Dias (14 anos), Gonçalo Tavares (14 anos) e Orlando Neves (15 anos)

Nome do Jogo:
Dominó atmosférico

Regras do Jogo:
- Constituir duas equipas ou, caso seja a opção, apenas por 2 jogadores.
- Antes de cada partida, colocam-se todos os dominós em cima da mesa, com a face azul voltada para cima e, com movimentos circulares, baralham-se as peças.
- Cada equipa/jogador recebe 7 dominós.
- Decide-se, por sorteio, quem é o primeiro a jogar.
- O jogador seguinte coloca outro dominó, cujo um dos lados terá que ter a correspondência a um dos lados do dominó que já está na mesa (poluente, fonte de poluição, efeito do poluente) e assim sucessivamente peça visível
- Haverá sempre dois lados “abertos” a jogo e os dominós correspondentes podem ser colocados vertical ou horizontalmente.
- A equipa/o jogador de dominó tem de jogar sempre. Se não tiver um dominó que possa jogar, terá que passar a sua vez ao adversário seguinte.
- O jogo termina quando uma equipa/jogador se desfaz de todos os seus dominós, sendo esse o vencedor.

Fotografias do Jogo e Peças do Jogo:

Memória Descritiva:
No âmbito do tema “Poluição atmosférica” da disciplina de Ciências Naturais e dos domínios da Educação Ambiental e Desenvolvimento sustentável de Cidadania e Desenvolvimento do 8.º ano, a turma foi desafiada a participar na atividade “O ar que eu respiro”, particularmente com a construção de um jogo de correspondência. Por opção dos alunos, ficou decidido que seriam apresentados vários trabalhos, realizados por diferentes equipas.
Após a constituição das equipas, iniciou-se a fase de planificação do jogo e pesquisa de informação. Procedeu-se, de seguida, à seleção e tratamento de dados relativos aos principais poluentes atmosféricos, fontes e principais efeitos/consequências.
A equipa reuniu os materiais necessários para a construção do seu jogo: caixa de cartão; folhas de papel cavalinho; material de desenho; lápis de cera; lápis de cor; tesoura; cola; folha de papel EVA azul; e canetas. Nas aulas foram produzindo o seu jogo (construção, decoração e regras). Esta equipa optou por utilizar 9 poluentes, as fontes de poluição e os efeitos por eles causados.
Construíram 14 peças de dominó. Para facilitar o encaixe correto das peças de dominó, desenham uma bolinha com uma cor correspondente a cada poluente/fonte/efeito. No final, decoraram a caixa do jogo.