O ar que eu respiro | Trabalhos 2022 | Jogo de Correspondência

Escola EB 2,3 Maria Veleda (Loures)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Alexandre Miguel A. Santos 13

Nome do Jogo:
Jogo da Glória – O Ar que Eu Respiro

Regras do Jogo:
Material Necessário: Tabuleiro de jogo; Dado; Cartões de jogo e Peões (1 peão por jogador ou equipa).
Jogadores: Podemos jogar de forma individual com pelo menos 2 jogadores ou a pares ou equipas.
O tabuleiro é composto por 40 casas numeradas, com desafios e perguntas alusivas ao tema – Qualidade do Ar e Poluição. Algumas casas são especiais e tem desafios que podem levar o jogador a avançar ou recuar algumas casas.
Para iniciar o jogo cada jogador ou equipa lança o dado uma vez e quem tiver o maior valor inicia o jogo e assim sucessivamente.
O dado é lançado e o jogador ou a equipa avança o número de casas correspondentes ao valor do dado, caso calhe numa casa desafio deve executa-lo e caso calhe numa casa pergunta deve responder acertadamente à pergunta.
Cada pergunta correta vale 2 pontos.
O objetivo do jogo é chegar à casa de chegada com a maior pontuação, assim o jogador ou equipa a chegar à casa de chegada com a maior pontuação vence o jogo.
Sempre que um jogador ou equipa desrespeitar qualquer uma das regras referidas, passa imediatamente a vez ao jogador ou equipa seguinte.

Fotografias do Jogo e Peças do Jogo:

Memória Descritiva:
A atividade foi desenvolvida nas aulas de tutoria desde a escolha do jogo em debate turma à sua execução e experiência de jogo. Começamos por escolher o jogo, definir o número total de casas, o número de casas desafio e o número de casas pergunta. Em seguida dividimos a turma e alguns alunos escreveram os desafios enquanto que outros selecionaram as perguntas e ainda outros se ocuparam com a elaboração do Mural. Todo o processo foi feito no computador e posteriormente plastificado para que fosse possível fazermos o Mural do Jogo para que todos os alunos terem conhecimento do jogo que ficará disponível para todos os alunos jogarem no âmbito do projeto Cria Momentos. Decidimos elaborar um vídeo para tornar a demonstração da atividade mais dinâmica.

Link do Jogo: