O ar que eu respiro | Trabalhos 2022 | Jogo de Correspondência

Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto (Porto)

Escalão: 3º escalão (secundário, profissional e superior)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Liliana Almeida, 24 anos

Nome do Jogo:
Jogo da Poluição Atmosférica

Regras do Jogo:
Objetivo
Associar as imagens apresentadas a cada uma das seguintes categorias: 1) Fontes emissoras de poluentes do ar; 2) Consequências/efeitos para a saúde/ambiente; e 3) Possíveis soluções a adotar.
Regras
1 - Ao iniciar o jogo serão dispostas na tela de jogo 16 Fotografias alusivas à poluição atmosférica e as 3 categorias para as atribuir, nomeadamente: Fontes emissoras, Consequências e Soluções;
2 - Deve arrastar cada uma das figuras apresentadas para a categoria que considere correta;
3 - Tem 5 minutos para terminar a partida, estando o cronómetro posicionado no canto superior esquerdo da tela, em contagem crescente;
4 - Após terminar a atribuição das figuras às categorias deve submeter as respostas para ter acesso às respostas que acertou ou errou.

Fotografias do Jogo e Peças do Jogo:

Print screen evidenciando o aspeto geral do Jogo desenvolvido

Memória Descritiva:
No âmbito do programa Eco-Escolas, a atividade Jogo de Correspondência do projeto “O ar que eu respiro” foi um dos desafios selecionados dentro da temática do ar, estando preconizada no plano de ação da ESS para o presente ano letivo (2021/22).
O desafio previa a elaboração de um formato de Jogo de Correspondência, evidenciando os principais poluentes e respetivas fontes da poluição do ar, consequências e efeitos da poluição atmosférica (efeitos globais e efeitos dos poluentes da qualidade do ar) e possíveis resoluções para o problema.
A abordagem utilizada para dar resposta a este desafio passou, numa fase inicial, pela identificação dos aspetos que se pretendiam abordar no jogo de forma a torná-lo o mais interativo e apelativo possível, cumprindo, ao mesmo tempo, com o seu propósito educativo e de sensibilização para a problemática a trabalhar. Considerando esta informação, optou-se pela elaboração de um jogo de correspondência digital.
Após a seleção do tipo de jogo, selecionaram-se as principais fontes de poluição, consequências e efeitos da poluição, bem como as possíveis soluções que se pretendia abordar e realizou-se a pesquisa de imagens alusivas a cada um no banco de imagens Pexels.
O jogo foi elaborado com recurso à plataforma Worldwall, onde foi utilizado o tipo de jogo Group Sort, que consiste na alocação das imagens apresentadas a cada uma das categorias definidas. Concluída a elaboração do jogo este foi publicado, encontrando-se disponível através do link: wordwall.net/resource/32625003.

Link do Jogo: