O ar que eu respiro | Trabalhos 2022 | Jogo de Correspondência

Escola Secundária Jaime Moniz (Funchal)

Escalão: 3º escalão (secundário, profissional e superior)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Ana Carolina Sousa Milho - idade 18; Ana Raquel Freitas Luís - idade 18 e Madalena Vieira de idade 18.

Nome do Jogo:
Vamos jogAR

Regras do Jogo:
Objetivo do jogo:
O objetivo do jogo é que o jogador chegue primeiro à última casa do tabuleiro, onde também é denominada como “INÍCIO/FIM”, chegando primeiro faz o jogador o vencedor do jogo.
Equipamento:
O equipamento consiste num tabuleiro, 2 dados, 6 peões, 45 cartas de perguntas, 18 cartas
da sorte, 18 cartas do azar.
Preparação:
Colocar o tabuleiro sobre uma mesa e colocar as cartas nos seus espaços atribuídos ao
tabuleiro (centro do tabuleiro) e vira-las para baixo. Cada jogador escolhe um peão para o
representar enquanto viaja à volta do tabuleiro.
Interlocutor:
Este jogo necessita de um interlocutor que lê a pergunta para todos, deixando o jogador
escolher a opção e depois apenas dizer se está correta ou incorreta. Este pode ser um
jogador do tabuleiro, mas seria preferível alguém que não se apresente a jogar.
Jogo:
Cada jogador joga os dados, o que obter o número mais elevado será o que inicia a jogada,
fazendo o jogo no sentido do relógio.
Após todos os jogadores escolherem os seus peões, colocam os mesmos no “INÍCIO”, e
poderão dar início.
O jogador lança os dados e o número que obter é aquele que determina o número de casas
a percorrer, sendo que o jogo tem o número da casa para que seja mais fácil para o
jogador.
Depois de ter completado a sua vez, a jogada passa para a esquerda. Os peões permanecem
nos espaços ocupados e prosseguem a partir desse ponto na próxima jogada do jogador.
Dois ou mais peões podem repousar no mesmo espaço ao mesmo tempo.
Dependente do espaço que o peão atingir, o mesmo terá uma respetiva carta para esse
espaço, se for uma carta de pergunta o interlocutor retira do baralho, caso seja uma carta
da sorte ou do azar o próprio jogador/ interlocutor retira e lê em voz alta para os restantes
elementos do jogo ouvirem.
ATENÇÃO: A casa onde esta representado um balão numa grade representa uma prisão,
caso o jogador se desloque para a mesma, não ira jogar uma rodada, ou seja, fica sem jogar
uma vez e depois retoma ao jogo.
Acaba o jogo quando existir um vencedor, ou seja, quando um dos jogadores chegar ao
“FIM”, no entanto, se os jogadores preferirem o fim do jogo pode ser determinado quando
todos fizerem a volta ao tabuleiro.
NA CASA “FIM” TAMBÉM É NECESSÁRIO RESPONDER UMA CARTA DE PERGUNTA.
Cartas de perguntas:
Quando o jogador avança para uma casa de pergunta, o interlocutor irá ler a pergunta, caso
o jogador diga a resposta correta o mesmo permanece no local, caso diga a resposta
incorreta volta para o sítio onde estava antes de lançar os dados.
Estas cartas após serem utilizadas voltam para o fundo do baralho.
Cartas da sorte / Carta do azar:
Quando o jogador avança para uma casa da sorte o mesmo lê em voz alta e faz o que a
carta refere.
ATENÇÃO: O jogador apenas pode guardar a carta se a mesma o exigir.

Fotografias do Jogo e Peças do Jogo:

Memória Descritiva:
Construção dos peões:
Material:
cubos, rodelas de madeira, tintas, pincel, cola quente, pistola de cola quente e lixadeira de disco.
Procedimento:
Os cubos foram divididos a meio, e neles fizemos um buraco com a lixadeira de disco onde coubesse as rodelas de madeira;
Posteriormente fizemos a pintura;
E por fim juntamos as peças com cola quente para que ficassem fixas.
Construção das cartas:
Material:
3 Cartolinas brancas, 1 cartolina preta, 1 cartolina azul, tesoura, papel de plastificar, fotocópias com o texto das cartas, cola batom, canetas permanentes e canetas de cor.
Procedimento:
Criar as questões das cartas em Word e posteriormente imprimir;
Colar com a cola batom as fotocópias ao cartão e recortar;
Decorar a parte de trás através das canetas e os moldes criados pelo grupo (feitos com cartolina);
Plastificar as cartas.
Construção do tabuleiro:
Material:
Eva branca, cartolina branca, cartão , pinceis, esponjas, tintas, régua, canetas de filtro, canetas de cor, recipientes para mistura de cores, tesoura e papel de plastificar.
Procedimento:
Cortar o cartão e a eva branca de forma a ficar 40x40;
Colar a eva branca e o cartão;
Pintar o tabuleiro e decorar o tabuleiro com as canetas e tintas utilizando os pinceis, as esponjas e a régua;
Cortar a cartolina branca em forma de um balão para posteriormente colar ao centro do tabuleiro;
Por fim plastificar o tabuleiro.