O ar que eu respiro | Trabalhos 2022 | Jogo de Correspondência

Escola Básica de Chouselas (Vila Nova de Gaia)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Alunos das duas turmas do JI; idades entre os 5 e 6 anos

Nome do Jogo:
O ar que eu respiro

Regras do Jogo:
No tabuleiro feito e onde tem os carões fixos dos poluentes, dispor em sequência / correspondência (fonte, consequências e resolução) os respetivos cartões de acordo com cada um dos poluentes (poeiras; gases provenientes do lixo-CO2 e CH4 e gazes provenientes dos incêndios, minas, fábricas e carros).
O objetivo é fazer a correspondência dos cartões em linha horizontal.

Fotografias do Jogo e Peças do Jogo:

Memória Descritiva:
A concretização deste desafio iniciou com uma pesquisa sobre o tema, “O ar que eu respiro”. Em reunião de grande grupo vimos o vídeo dos recursos disponibilizados pela ABAE https://www.youtube.com/watch?v=t7Q7y_xjR5E
Air Pollution – What Causes Air Pollution?
Após a visualização do vídeo houve um diálogo sobre o mesmo tentando desta forma motivar para o desafio em causa.
Decidiu-se a estrutura do jogo (um painel com as respetivas peças para jogar; os cartões dos poluentes ficam fixos e os outros serão os correspondentes; no total o jogo tem 12 cartões) - quais os poluentes a representar no jogo, as fontes, as consequências e a resolução adequada.
Cada grupo na sua sala trabalhou o tema fazendo a pesquisa necessária. Visualizaram mais dois vídeos para melhor compreender o tema: https://www.youtube.com/watch?v=r7S3Wqgl1JQ (PAXI e o efeito de estufa) e https://www.youtube.com/watch?v=uXcQDFewVg4 (Viagem à volta do lixo).
Depois passou-se à parte prática, fazer os cartões e montar o jogo. A metodologia foi dividir o número de cartões pelas 2 turmas. Feito o jogo foi apresentado aos grupos que o realizaram para de seguida ser jogado.
Posteriormente, e sempre com o espírito de partilha, será apresentado às turmas do 1º ciclo e dada a possibilidade de o jogarem também.
Foi um desafio muito enriquecedor. Tratando-se de duas turmas do Pré-escolar não foi fácil trabalhar os conceitos subjacentes, mas consideramos que a ideia principal ficou. Os objetivos principais, tais como:
- Estimular através de atividades o aumento da literacia relativamente à qualidade do ar;
– Conhecer os principais poluentes atmosféricos que afetam a qualidade do ar e a nossa saúde;
– Conhecer as medidas a adotar para minimizar a exposição ao ar poluído;
– Promover bons hábitos para contribuir, individual e coletivamente, para reduzir as emissões e promover um bom ar.
Foram atingidos. Mais um desafio superado!

Link do Jogo:

  • Link para download https://wetransfer.com/downloads/f9bc5bd8ad22fc37d6b68114d3b8876020220522161247/959ed830119bf22625e6fe5db0a9ebde20220522161322/d6f241