O ar que eu respiro | Trabalhos 2022 | Jogo de Correspondência

Escola Básica e Secundária de Arcozelo (Ponte de Lima)

Escalão: 3º escalão (secundário, profissional e superior)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Ana Raquel de Lima Freitas (18 anos); Carolina Inês Martins Pereira (17 anos); Celine Azevedo Gonçalves (18 anos); Rodrigo Cristóvão Rodrigues Pereira (18 anos).

Nome do Jogo:
Treepoly

Regras do Jogo:
Oxigénios:
Cada jogador recebe 500 oxigénios da seguinte forma:
- duas notas de 100 O2;
- três notas de 50 O2;
- Cinco notas de 20 O2;
- três notas de 10 O2;
- três notas de 5 O2;
- Cinco notas de 1 O2.
Caixa surpresa e chance:
Existem 30 caixas no jogo. Elas são as cartas da Chances e as cartas da caixa Surpresa (quinze de chances e quinze de caixa surpresa). Elas são embaralhadas no início do jogo e colocadas viradas para baixo no local indicado no tabuleiro.
Peças:
Cada jogador deve escolher uma das 4 peças para se jogar Treepoly.
Guarda florestal:
Um jogador terá que ser escolhido para ser o guarda florestal durante o jogo.
Pode-se resolver isso nos dados, onde o jogador que tirar o maior valor no lançamento será o guarda florestal.
O jogador que foi eleito guarda florestal pode também participar no jogo, mas terá que tomar bastante cuidado em não misturar os seus oxigénios com os oxigénios da floresta.
Floresta:
- Além dos oxigénios, a floresta possui os títulos de posse das áreas florestais e parques;
- No caso das caixas surpresas cabe à floresta a atribuição dos oxigénios ao jogador;
- No caso das chances, dependendo da carta que lhe for atribuída, a floresta pode atribuir ou retirar oxigénios conforme o descrito na carta selecionada.
Jogo:
O jogo inicia com o lançamento dos dados, sendo o primeiro jogador o mais novo. Todos os jogadores colocam as suas peças no local de partida. O jogador que inicia o jogo, lança os dados, e o número de espaços corresponde ao número de casa que o jogador avançará. Sempre que um jogador calha em uma casa terá que responder a uma pergunta para nela permanecer, caso erre a pergunta, terá que recuar das casas. Caso acerte tem a oportunidade de comprar o Parque ou a zona florestal correspondente, caso a propriedade não tenha dono. O preço da mesma encontra-se no tabuleiro de jogo. Quando o jogador comprar a propriedade é-lhe atribuído o título de posse da mesma.
Aluguer:
Cada título de posse tem um respetivo aluguer que o seu proprietário cobrará aos jogadores que calharem na sua propriedade. O valor desse aluguer consta no título de posse da mesma. O valor do aluguer dobra caso a propriedade pertencer a um Treepoly, isto é, caso o proprietário possua todas as propriedades do mesmo grupo de cor.
Prisão:
Se o jogador cair na casa da prisão terá as seguintes opções para sair da mesma:
- pagar 50 oxigénios à floresta;
- responder corretamente a três perguntas;
- esperar duas jogadas.
Fábrica:
O jogador que cair nesta casa terá que pagar 25 O2.
Companhia de bicicletas elétricas:
O jogador que cair nesta casa receberá 35 O2.
Partida:
Ao cair ou passar no ponto de partida, o jogador tem direito a receber 100 oxigénios da floresta.
Venda de propriedades:
A venda de propriedades pode ser realizada entre jogadores através de um preço acordado entre eles.
Vencedor:
O jogador que permanecer no jogo, após os outros falirem (não terem oxigénios para continuar o jogo), é o vencedor do Treepoly.

Fotografias do Jogo e Peças do Jogo:

Memória Descritiva:
Este jogo foi proposto no âmbito da disciplina de Biologia do 12º ano, uma vez que estava a ser abordado o tema “Poluição atmosférica e qualidade do ar".
Os alunos começaram por fazer uma pesquisa sobre o tema e posteriormente elaboraram questões em formatos diversos.
Por último foi selecionado um formato "jogo de tabuleiro" e estabelecidas as regras do jogo, com o objetivo de apresentar o tema de forma divertida, didática e apelativa para diferentes grupos etários.