O ar que eu respiro | Trabalhos 2022 | Jogo de Correspondência

Escola EB 2,3 de João Pedro de Andrade (Ponte de Sor)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Turma de 5ºano B da Escola João Pedro de Andrade de Ponte de Sor. Faixa etária dos alunos 10 anos de idade. Construção do Jogo de Correspondência.

Nome do Jogo:
O Ar que Eu Respiro

Regras do Jogo:
Objetivo do jogo - Responder de forma correta a questões relacionadas com o Ar que respiramos, conseguindo efetuar o percurso em primeiro lugar. Com este jogo pretende-se desenvolver vários objetivos, salientando-se os seguintes:
 Compreender a importância da atmosfera para os seres vivos.
 Promover bons hábitos para contribuir para reduzir as emissões e promover um bom ar.
 Conhecer os principais poluentes atmosféricos que afetam a qualidade do ar e a nossa saúde.
 Contribuir para fortalecer a ligação entre a educação escolar e a educação ambiental.
Participantes – Quatro grupos, com 4 elementos cada, no máximo e um orientador que realiza as perguntas e coordena o jogo.
Regras - O tabuleiro tem 32 casas numeradas. Existem duas escadas que permitem escalar (pular) para uma outra casa. Todos saem da casa de número 0 e começa quem conseguir a maior pontuação no dado. A cada jogada, o dado é lançado novamente e o jogador coloca o pino na casa correspondente, avançando ou retrocedendo. Existem casas de perguntas (amarela e Azul escura) e casas de castigo (vermelha). Ganha o jogo o grupo que em primeiro chegar à casa 32.
 Casa Amarela – Casa de prémio, se acertar a pergunta, avança para a casa azul clara seguinte ou pode escalar, no caso de haver uma escada.
 Casa Azul escura – Casa de pergunta, se acertar, avança duas casas.
 Casa Vermelha – Recua duas casas.

Fotografias do Jogo e Peças do Jogo:

Memória Descritiva:
O projeto foi desenvolvido no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento, alusivo aos temas/conteúdos em estudo –"Importância do ar para os seres vivos" e "Educação Ambiental". O desafio foi lançado aos alunos pela docente das referidas disciplina, que desde logo manifestaram interesse em participar no projeto Eco Escolas – Jogo de Correspondências – "O ar que eu respiro”. Ao longo das aulas foram feitos registos diários da qualidade do ar (obtidos por consulta diária do portal Qualar). Os alunos realizaram um trabalho de pesquisa, para a elaboração das questões do jogo.