O ar que eu respiro | Trabalhos 2022 | Jogo de Correspondência

Escola EB1 das Acácias (Benavente)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Alunos do 2.º ano (dos 7 aos 8 anos)

Nome do Jogo:
Jogo de Pares "O Ar que Eu Respiro"

Regras do Jogo:
Número de jogadores: mínimo 2; máximo 4.
O grupo de jogadores escolhe o 1º jogador e a ordem de jogo será a do sentido dos ponteiros do relógio.
As cartas são viradas para baixo e dispostas numa mesa segundo disposição retangular (linhas e colunas).
Cada jogador vira 2 cartas em cada jogada, por forma a memorizar as suas posições, tentando formar pares de cartas iguais.
Quando um jogador forma um par, retira as cartas e guarda-as para posterior contagem. Caso as cartas viradas não formem um par, as mesmas deverão ser novamente viradas para baixo.
No final, ganha o jogador com mais pares de cartas formados.

Fotografias do Jogo e Peças do Jogo:

Memória Descritiva:
Preparação: As cartas foram preparadas no computador, pela professora, de modo a ficarem prontas para os alunos desenharem e colorirem, de acordo com os sub-temas pedidos em cada uma. Utilizou-se o computador na preparação das cartas, uma vez que o verso das mesmas teria de ser exatamente igual em todas, para que não fossem identificadas pelos alunos, durante o jogo.
Antes da atividade, os alunos visualizaram vídeos sobre o tema da poluição do ar e dialogaram, em grupo, sobre o que observaram nos vídeos: os principais poluentes e principais fontes da poluição do ar, as consequências e danos provocados pela poluição atmosférica, as medidas que podemos adotar para prevenir ou tentar resolver o problema.
Após a discussão, a turma organizou-se em pares, para construir as cartas. Primeiramente fizeram rascunhos dos desenhos (decidindo em conjunto que tipo de desenho fazer, para melhor representar o que era pedido em cada carta). Posteriormente, desenharam, pintaram, recortaram e colaram a frente e o verso de cada carta.
Depois de concluído o trabalho dos alunos, a professora plastificou todas as cartas.
No final, todos os alunos tiveram oportunidade de jogar o seu jogo. Mostraram muito entusiasmo, não só por estarem mais familiarizados com a temática, mas também por terem sido eles a construir o jogo.