O ar que eu respiro | Trabalhos 2022 | Jogo de Correspondência

Escola Profissional Amar Terra Verde - Vila Verde (Vila Verde)

Escalão: 3º escalão (secundário, profissional e superior)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Alunos: Técnico de Refrigeração e Climatização 1º Ano
Alcino Silva - 16 anos
André Ribeiro - 18 anos
Filipe Martins - 16 anos
Francisco Malheiro - 15 anos
Gabriel Vivas - 15 anos
José Gonçalves - 17 anos
Lara Pinheiro - 16 anos
Mateus Tinoco - 15 anos
Miguel Martins - 17 anos
Pedro Machado - 16 anos
Rodrigo Oliveira - 15 anos
Rodrigo Lopes - 16 anos
Tiago Lomba - 16 anos
Alex Martins - 18 anos
Gabriel Vieira - 15 anos
Victor Souza - 18 anos

Nome do Jogo:
“O Ar que respiramos”

Regras do Jogo:
Regras do Jogo: Este é um jogo que deve ser jogado por grupos. O árbitro é quem controla o jogo, tendo a função de verificar a veracidade das respostas. Existem 3 grupos de cartas, o das perguntas com 17 cartas, o das respostas com 17 cartas e o das cartas especiais com 6 cartas. Cada grupo joga, em que o avanço das casas é feito em função de acertar na carta que completa a pergunta. O primeiro grupo tira uma carta pergunta e tem que procurar a carta certa no grupo das cartas respostas. Se acertar na correspondência das cartas avança o número de casas que está indicado na carta pergunta. Quando calha numa casa especial tem que obedecer à informação que se encontra na respetiva carta, seja um benefício ou punição. Ganha o primeiro a cair ou ultrapassar a casa da Floresta.

Fotografias do Jogo e Peças do Jogo:

Memória Descritiva:
Descrição do Trabalho: Os alunos iniciaram por uma pesquisa de informação acerca da poluição do ar de forma que o jogo aborde as evidencias pedidas. O objetivo era ter um jogo apelativo e assim sendo optamos por um jogo de tabuleiro, em que os dados foram substituídos por perguntas que dão acesso a avançar no jogo. O tabuleiro é constituído por casas especiais com exemplos de energias limpas e poluentes, com bónus e penalizações, de forma a reforçar a importância da qualidade do ar. Escolheu-se cores para as casas em função do seu significado, começando no vermelho como algo problemático e terminando no verde, que simboliza a natureza. A posição de cada grupo é colocada com pinos ou simplesmente uma moeda.