O ar que eu respiro | Trabalhos 2022 | Jogo de Correspondência

Centro de Bem Estar Social da Zona Alta (Torres Novas)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Participaram neste projeto, crianças do jardim de inf. mais precisamente da sala 4, o qual é constituído por 25 crianças, com idades compreendidas entre os cinco e os seis anos sendo assim um grupo homogéneo. As crianças que fazem parte são:
André-5 anos
Daniela-6 anos
Ema 5 anos
Eva –6 anos
Guilherme-6 anos
Jason– 6 anos
João francisco– 6 anos
João Alfaiate-5 anos
Laura Cadete– 6 anos
Leonor Gomes– 6 anos
Leonor Correia– 6 anos
Liana-6 anos
Manuel– 6 anos
Maria do Mar– 6 anos
Maria Eduar

Nome do Jogo:
Nome do Jogo: “Dominó do Ambiente”

Regras do Jogo:
As regras que se aplicam a este dominó são: conjugar peças como se faz com os dominós tradicionais, alterando apenas desenhos em vez de pintas. O Dominó terá que começar sempre por uma peça dupla (Doble). A partir dai é conjugar o desenho igual ao “doble” e continuar a conjugar os desenhos. Sempre a seguir ao “Doble”, após três peças ,voltamos a ter um Doble e assim sucessivamente.
O jogo é constituído por 24 peças.

Fotografias do Jogo e Peças do Jogo:

Memória Descritiva:
Este trabalho foi realizado com os meninos dos 5/6 anos da sala 4 da nossa escola.
Como eco escola que somos, ao longo do ano dinamizamos diferentes tarefas relacionadas com o Ambiente.
Numa primeira fase, em grande grupo fomos recordar a importância do Ar que respiramos, fazendo a ligação ao trabalho que estávamos a vivenciar... comemoração do Dia Mundial da Terra. Em grande grupo conversámos sobre o ar que respiramos… a sua importância …Causas/efeitos, posteriormente resolvemos partir para a realização de um novo projeto “O ar que eu respiro!”
-Começámos assim por visualizar vídeos/ pesquisar livros , informações diversas sobre a importância do ar.
-Explorámos histórias/canções relacionadas com a temática que estávamos a trabalhar.
-Registámos imagens de situações no nosso dia a dia , em que podemos identificar Ar puro/Ar Poluído .
-Realizámos experiências com o ar.
-Dialogámos/apresentámos em grande grupo opiniões sobre o tema identificando causas, consequências e soluções, das quais fizemos um registo escrito/gráfico .
Posteriormente iniciámos a elaboração de um Jogo de correspondência "Dominó”, onde foram trabalhadas e evidenciadas fontes de Ar Poluído e fontes de Ar Puro que anteriormente explorámos. Tendo como objetivo compreender as causas e consequências e ao mesmo tempo avaliar os prós e contras, desenvolvendo assim o espírito crítico, autonomia e criatividade de todo o grupo de crianças.
Frases/ registadas pelas crianças:
Ar Puro
-Plantar árvores
-A reciclar o ambiente estamos a cuidar
-Andar a pé ou de bicicleta
Ar Poluído
-O Fumo das fábricas e as águas poluídas
-Incêndio nas florestas
-Carros a deitar fumo
Material utilizado:
Caixas de cartão(24) folhas brancas , marcadores para desenhar as imagens , tinta e cola.