O ar que eu respiro | Trabalhos 2022 | Jogo de Correspondência

Escola EB e Sec. de Escariz (Arouca)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Alunos do 9ºB:
Guilherme Maia
José Pedro Figueiredo
Lara Soares
Maria Eduarda Schio

Nome do Jogo:
Jogo da memória - A poluição

Regras do Jogo:
Jogo da memória –  A poluição 
Participantes:  
Podem jogar no mínimo 2 pessoas e no máximo 4 por vez. 
Como jogar:  
1. Coloque todas as 24 peças viradas para baixo e baralhe; 
2. O primeiro jogador vira para cima duas cartas, e deve deixar que todos as vejam, se as cartas forem correspondentes uma da outra (ex.: “Poluição automóvel” e a imagem de um carro a poluir) o jogador fica com as duas cartas para si, caso as peças não se correspondam o jogador deve voltar a colocar as peças na mesa.  
3. O jogo decorre da maneira descrita no passo 2 até que já não tenham mais peças na mesa.  
Vence o jogo quem possuir um maior número de peças. 
No final do jogo, os participantes devem classificar e organizar as cartas em “Ajudam para termos um ar puro” e em “Não ajudam para termos um ar puro”, de modo obter 12 peças em “Ajudam para termos um ar puro” e 12 peças em “Não ajudam para termos um ar puro”. 
 

Fotografias do Jogo e Peças do Jogo:

Memória Descritiva:
No âmbito da disciplina de Geografia, de 9º ano, foi proposto aos alunos que elaborassem, em grupo um jogo da memória alusivo à poluição atmosférica, que poderia ser digital ou físico.
A qualidade do ar tem impactos na saúde de todos os seres vivos e nos ecossistemas e como o Ambiente é um dos temas das Aprendizagens Essenciais da Geografia de 9º ano, este foi um desafio muito interessante que os alunos abraçaram prontamente.
Todas as turmas se organizaram em grupos e criaram uma grande diversidade de jogos. A seleção não foi fácil e reuniu votos dos professores e alunos.