O ar que eu respiro | Trabalhos 2022 | Jogo de Correspondência

Escola Escultor Francisco dos Santos (Sintra)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Ana Cruz (13 anos); António Shi (14 anos); Beatriz Lourenço (14 anos); Duarte Carvalho (13 anos); Filipa Fernandes (14 anos); Iara Machado (14 anos); Iara Bravo (13 anos); Jayson Freire (14 anos); Luana Moreira (14 anos); Luís Evaristo (14 anos); Manuel Ferreira (13 anos); Maria Coelho (13 anos); Mariana Almeida (14 anos); Rita Silva (13 anos); Rita Padrão (13 anos); Rúben Gonçalves (14 anos); Santiago Correia (13 anos); Sara Neto (14 anos); Tiago Gonçalves (14 anos); Vladyslav Tsymbalistyi (14 anos).

Nome do Jogo:
RODAS E REVIRAVOLTAS ATMOSFÉRICAS

Regras do Jogo:
1 - Existem três rodas dentadas com três informações distintas/questões (1ª roda azul – a atmosfera e os seus constituintes/camadas; 2ª roda cinza – principais poluentes e fontes da poluição do ar, consequências e efeitos da poluição atmosférica; 3ª roda verde – sistemas de monitorização e possíveis resoluções para o problema) e cartões com frases/respostas referentes a cada uma das informações inscritas nas rodas dentadas. Cada grupo de questões têm também cartões que contém respostas erradas.
2 - O participante deve fazer a ligação entre cada questão nas rodas dentadas, e os cartões/respostas correspondentes.

Fotografias do Jogo e Peças do Jogo:

Memória Descritiva:
Escola Básica Escultor Francisco dos Santos
Professores coordenadores: Isabel Madeira e Liliana Jesuíno.
Alunos da turma C do 8.º ano
Na aula de Oficina da Ciência, que integra as disciplinas de Ciências Naturais e Físico-química, foi dado a conhecer o projeto "O Ar que eu Respiro", e as atividades a ele associadas. Os alunos da turma escolheram o formato de Jogo de Correspondência, onde foram trabalhados os temas: a atmosfera; os principais poluentes e respetivas fontes da poluição do ar, consequências e efeitos da poluição atmosférica (efeitos globais e efeitos dos poluentes da qualidade do ar); e possíveis resoluções para o problema. Foram utilizados os recursos relativos ao tema, disponibilizados na página web do projeto “O Ar que Eu respiro”. Foram visualizados vídeos sobre a poluição do ar, realizadas fichas de trabalho, construídas maquetes, em papel, sobre as diferentes camadas da atmosfera e, após compilação de toda a informação, foram elaboradas frases subordinadas aos temas: atmosfera, fontes de poluição, poluentes, consequências e efeitos da poluição e possíveis resoluções para o problema.
Posteriormente, em grupo, os alunos começaram a construir o jogo. Foram desenhadas 3 rodas dentadas e cartas de encaixe, nessas mesmas rodas, formando um puzzle. Cada uma das rodas refere-se à atmosfera, aos principais poluentes e respetivas fontes da poluição do ar, consequências e efeitos da poluição atmosférica e possíveis resoluções para o problema. Nas cartas de encaixe, foram escritas as frases para cada um dos temas abordados nas referidas rodas.
Os alunos tiveram ainda que tomar decisões como o número e tamanho das “Rodas dentadas” e das cartas de encaixe, assim como a cor da cartolina que serviria de base. O azul foi escolhido para a atmosfera devido à cor do céu, a cinza por estar ligada aos problemas e a verde para a monitorização e soluções.