O ar que eu respiro | Trabalhos 2022 | Jogo de Correspondência

Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Daniel Duarte (13 anos);
Gabriel Reinhoilz (15 anos);
Guilherme Lisboa (15 anos);
Ivo Afonso (10 anos);
João Marques (9 anos);
Luana Silva (15 anos);
Rafael Amaral (15 anos);
Rodrigo Bacalhau (16 anos);
Tiago Cruz (15 anos);
Tomás Mesquita (13 anos);
Xavier Campos (17 anos).

Nome do Jogo:
O ar que eu respiro

Regras do Jogo:
O jogo é constituído por cartaz com imagens e legendas sobre a qualidade do ar e alterações climáticas: tipo de poluição; causas da poluição; consequências da poluição; resolução dos problemas.
Os alunos deverão fazer corresponder as legendas às respetivas imagens, em cada um dos subtemas (ver link do jogo).

Fotografias do Jogo e Peças do Jogo:

Memória Descritiva:
Tema: BIODIVERSIDADE: PRESERVAR E REGENERAR ESPAÇOS EXTERIORES
Atividade: O Ar que eu respiro (Desafio | Jogo de Correspondência)
Memória Descritiva
Esta atividade resultou do trabalho desenvolvido pelos alunos da turma A (Sala2) desta Escola de Educação Especial, com multideficiência e com deficiência ligeira, associada a dificuldades de aprendizagem. Este trabalho teve com objetivo geral responder ao desafio lançado pelo Projeto “Eco-Escolas/ABAE”, no âmbito do Tema - Biodiversidade: Preservar e Regenerar os Espaços Exteriores.
Esta iniciativa permitiu compreender os aspetos relativos à qualidade do ar e às alterações climáticas: causas e consequências; investigar soluções avaliando os prós e contras; desenvolver o espírito crítico, autonomia e criatividade e; aprender através do jogo.
Este desafio foi apresentado aos alunos de forma informal durante um passeio pedestre no espaço exterior da escola, uma vez que a mesma se insere numa quinta, na periferia da cidade de Setúbal e de onde se pode observar ao longe algumas chaminés de fábricas (Mitrena - Zona fabril). Durante esta atividade, que é uma atividade semanal, os alunos foram alertados para os seguintes assuntos: qualidade do ar; poluição do ar; fontes de poluição; causas da poluição; etc.
Já na sala, os alunos consultaram a página web com a apresentação do desafio para recolheram mais informações, desenvolvendo assim as suas competências na área de investigação.
O passo seguinte, foi realizar uma nova investigação em páginas web, sobre os principais poluentes e respetivas fontes da poluição do ar, consequências e efeitos da poluição atmosférica (efeitos globais e efeitos dos poluentes da qualidade do ar) e possíveis resoluções para o problema.
Após a recolha desta informação, numa “mesa-redonda” e em estilo “brainstorming” foram avançadas várias ideias para a construção do jogo: “O Ar que eu respiro”. Por unanimidade, foi decidido realizar um jogo de correspondência num painel de parede, com recurso a fita de velcro para fazer a ligação de fotos à respetiva informação teórica, recolhida pelos alunos na web.
Os alunos, sob orientação dos professores, construíram um painel (1m x 2,5m) correspondente ao tabuleiro do jogo, montando de forma simples e clara a informação recolhida.
Para concluir o desafio, ao nível de turma, o jogo foi desenvolvido pelos alunos envolvidos na sua construção. Posteriormente, nas atividades de Comemoração do Dia da Criança, a 1 de junho, este jogo será apresentado às restantes turmas/alunos da escola. Ficando depois em exposição no refeitório da escola, servindo como campanha de sensibilização sobre o tema.
Este desafio ao longo da sua elaboração também foi sendo divulgado na página do Facebook da Escola (processo e produto final).
Com a realização desde trabalho/desafio foi possível abordar os temas: da qualidade do ar e alterações climáticas: causas e consequências, o que contribuiu para a ligação à natureza da comunidade escolar (alunos, professores, técnicos, auxiliares e famílias), promovendo uma cidadania ativa e pensamento crítico, através de um processo ativo de ensino-aprendizagem: o jogo.

Link do Jogo: