O ar que eu respiro | Trabalhos 2022 | Jogo de Correspondência

Escola EB 2,3 de Alpendorada (Marco de Canaveses)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Nomes e idades dos alunos participantes – Turma 8ºC
Nº1 – Alice Coelho, 13 anos
Nº2 – Débora Ferreira, 12 anos
Nº3 – Diana Silva, 13 anos
Nº4 – Francisco Silva, 13 anos
Nº5 – Gabriel Moreira, 13 anos
Nº6 – Ivone Cruz, 13 anos
Nº7 – João Ferreira, 13 anos
Nº8 – Lara Vieira, 12 anos
Nº9 – Leandro Ferreira, 12 anos
Nº10 – Letícia Silva, 12 anos
Nº11 – Luana Gomes, 14 anos
Nº12 – Marco Vidal, 13 anos
Nº13 – Maria Inês Pinto, 13 anos
Nº14 – Maria João Rocha, 13 anos
Nº15 – Martim Freitas, 13 anos

Nome do Jogo:
“Perseguindo os poluentes do ar que eu respiro”

Regras do Jogo:
Aceder ao jogo através do link: https://wordwall.net/pt/resource/31900958/perseguindo-os-poluentes-
do-ar-que-eu-respiro
O jogo é do tipo “Perseguição do labirinto” (semelhante ao antigo jogo eletrónico Packman) – onde o
“boneco” que representa o jogador deve deslocar-se para a área onde se encontra a resposta correta
à questão, evitando os “inimigos”. O jogo vai lançando as questões de forma aleatória, e caso o aluno
jogado várias vezes.

Fotografias do Jogo e Peças do Jogo:

Memória Descritiva:
Descrição:
A atividade foi proposta à turma do 8ºC, e em articulação com a disciplina de Físico-Química, no Domínio “Tipos de reações químicas” e no Conteúdo “As combustões e a poluição atmosférica”.
O tema do jogo foi “Perseguindo os poluentes do ar que eu respiro”, e os subtemas foram fontes dos poluentes, consequências para a vida e como contribuir para a redução das emissões dos poluentes.
Foi proposta a utilização da plataforma digital “Wordwall” para preparar a atividade personalizada a participar no desafio. Foi selecionado o modelo de jogo “Perseguição do labirinto” – corra para a área da resposta correta; evitando os inimigos. O jogo vai lançando as questões de forma aleatória, e caso o aluno falhe tem nova oportunidade de acertar, apresenta tempo de resposta e ranking. Também pode ser jogado várias vezes e é gerado um link pela aplicação que permite a sua partilha. Assim, após lecionados os conteúdos e, de serem apresentadas as orientações, os alunos realizaram a atividade no dia de aulas ao ar livre, onde participaram todos os alunos da turma jogando individualmente.
O jogo vencedor apresenta as 5 respostas corretas no menor tempo e abrange todos os subtemas propostos.
O balanço da atividade foi muito positivo, os alunos mostraram bastante entusiasmo durante a sua realização.

Link do Jogo: