O ar que eu respiro | Trabalhos 2022 | Jogo de Correspondência

Escola EB 2,3 Dr. João de Barros (Figueira da Foz)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Dinis Marinheiro (10 anos); Gabriel Fernandes (13 anos); Joaquim Barardo (12 anos) e Davi Silva (11 anos); Ana Gonçalves (12 anos); Guilherme Pucarinho (12 anos) e Maria Carvalho (12 anos).

Nome do Jogo:
“Causas e consequências da poluição do ar”

Regras do Jogo:
Acede ao jogo através do link https://wordwall.net/pt/resource/31865036/causas-e-consequ%c3%aancias-da-polui%c3%a7%c3%a3o-do-ar
Jogo é do tipo “correspondência” - arrasta-se e solta-se cada frase ao lado de sua imagem.
O jogo é autocorretivo, apresenta número de resposta corretas, tempo de resposta e ranking. Também pode ser jogado várias vezes.

Fotografias do Jogo e Peças do Jogo:

Memória Descritiva:
Por forma a sensibilizar os alunos sobre as causas e consequências da poluição atmosférica foi lançado um desafio de construírem um jogo online sobre esta temática. Estes conteúdos fazem parte do programa da disciplina de Ciências Naturais no 2º ciclo.
Metodologia de construção do jogo
Após serem sensibilizados para as preocupações relativas à poluição atmosférica o grupo de oito alunos elaboram em tempos não letivos e com a orientação das professoras Helena Beirão e Susana Correia um jogo online.
Inicialmente os alunos procederam à recolha de informação relativa às causas e consequências da poluição do ar. Esta recolha foi feita com o auxílio de manuais escolares e pesquisa na internet.
Depois de analisadas e discutidas as informações recolhidas decidiu-se construir um jogo online na plataforma “WordWall”, na forma de jogo de correspondência.
O jogo é online, os alunos têm diversas frases sobre as causas e consequências da poluição do ar e imagens ilustrativas dessas frases. Durante o jogo, no menor tempo possível têm que fazer as correspondências corretas. O jogo gera automaticamente a posição em que o jogador (aluno) ficou.

Link do Jogo: