O ar que eu respiro | Trabalhos 2022 | Jogo de Correspondência

Almada ( 1 trabalho )



Escola EB1/JI Feliciano Oleiro (Almada)

O que provoca a poluição do ar?
Na ferramenta digital Puzzel.org, a professora criou um jogo para consolidação, em casa, das atividades e aprendizagens realizadas na escola pelos alunos. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Almeirim ( 3 trabalhos )



Escola EB1 - Edifício Canto do Jardim (Almeirim)

As cores do Ar
As três turmas monitorizaram a qualidade do ar, a cada turma foi atribuído uma semana. Contruíram o jogo para cada turma poder colocar os resultados. Este jogo agora está disponível para as restantes turmas da escola. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1/JI - Edifício Charcos (Almeirim)

Os Charcos limpam o Ar
Os alunos todos os dias teriam de monitorizar a qualidade do ar, ganhava a turma que tivesse mais verdes na sua semana de monitorização. Este jogo agora está disponível para as restantes turmas da escola. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1/JI Nº1 - Edifício Moinho de Vento (Almeirim)

MoinhAr
Os alunos todos os dias teriam de monitorizar a qualidade do ar, ganhava a turma que tivesse mais verdes na sua semana de monitorização. Este jogo agora está disponível para as restantes turmas da escola. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Benavente ( 2 trabalhos )



CRIB - Centro de Recuperação Infantil de Benavente (Benavente)

Lego do Ar
Num primeiro momento e com o grupo da Sala de modelagem, numa das sessões de Ludoteca, realizamos uma conversa informal sobre as diferentes formas de poluição do ar, das suas respetivas consequências, assim como das possíveis soluções, tendo eu realizado […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1 das Acácias (Benavente)

Jogo de Pares "O Ar que Eu Respiro"
Preparação: As cartas foram preparadas no computador, pela professora, de modo a ficarem prontas para os alunos desenharem e colorirem, de acordo com os sub-temas pedidos em cada uma. Utilizou-se o computador na preparação das cartas, uma vez que o […]

Ver a página do trabalho aqui.

Caminha ( 1 trabalho )



Centro Infantil da Santa Casa da Misericórdia de Caminha (Caminha)

Dominó da qualidade do ar"
Com base na história do mês de maio - Branca de Neve e os 7 Anões, fiz uma pequena introdução sobre a floresta e o ar. Surpreendente as crianças falarem de várias situações que podem poluir o ar e danificar […]

Ver a página do trabalho aqui.

Cascais ( 1 trabalho )



Escola EB/JI Hortênsia Diogo Correia (Cascais)

Jogo de correspondência - Poluição Atmosférica
O jogo é composto por 24 cartas de correspondência, construídas pelas turmas com base em conteúdos educativos sobre a temática da poluição atmosférica. O jogo requer capacidade de concentração, estimulando a sua observação e memória, assim como a mobilização de […]

Ver a página do trabalho aqui.

Estarreja ( 2 trabalhos )



Escola Básica Visconde de Salreu (Estarreja)

Jogo do Bingo " O Ar que eu respiro"
Materiais utilizados: cartolina, marcadores e lápis de cor; Local onde estará disponível: biblioteca da escola e será divulgado na exposição existente no polivalente. Fases do trabalho: - Divisão dos alunos em grupos para realizarem pesquisa sobre a poluição do ar […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1 da Congosta (Estarreja)

A poluição do ar -EB Congosta - 34 CG
As crianças da turma abordaram o tema " Poluição do ar". Fizeram trabalhos de grupo, visualizaram os vídeos propostos na plataforma Eco-escolar e no final selecionaram algumas questões para elaborarem um jogo numa plataforma digital que fosse apelativo para eles […]

Ver a página do trabalho aqui.

Estremoz ( 1 trabalho )



Jardim de Infância de Santa Maria (Estremoz)

Jogo de pares, ao qual se deu o chamou: "Memória sem poluição".
Memória Descritiva: Em primeiro lugar, visualizamos pequenos vídeos e lemos histórias como:” O dia em que a Mata ardeu”, para voltar a falar sobre o tema da poluição do ar, neste caso, e permitir a troca de ideias para resolução, […]

Ver a página do trabalho aqui.

Loures ( 1 trabalho )



Associação O Saltarico (Loures)

Encontra o par
O Jogo foi feito tendo em conta imagens encontradas pesquisando na internet. As cartas foram desenhadas com a ajuda dos adultos e pintadas pelas crianças. Decidiu-se em grupo que o tema seria os bons e maus exemplos relacionados com a […]

Ver a página do trabalho aqui.

Machico ( 1 trabalho )



Escola EB1/PE e Creche de Água de Pena (Machico)

Poluição atmosférica
Foi introduzido o tema da poluição atmosférica para descobrir o que os alunos sabiam acerca do assunto. Seguidamente fizeram-se várias pesquisas para descobrir que tipos de poluição atmosférica existem, quais os problemas que causam e o que é que podemos […]

Ver a página do trabalho aqui.

Marinha Grande ( 1 trabalho )



Escola EB/JI João Beare (Marinha Grande)

BaralhAR e montAR
O trabalho foi realizado pelos alunos do 2.ºano. O tema "AR" foi trabalhado em diversas disciplinas. Os alunos elaboraram cartazes sobre a poluição do ar que foram afixados nas entradas dos edifícios da escola de forma a alertar os restantes […]

Ver a página do trabalho aqui.

Oeiras ( 1 trabalho )



Colégio Monte Flor (Oeiras)

O ar é útil para todos os seres vivos conseguirem respirar
Este jogo nasceu de inicialmente de um BrainStorming feito em turma, onde cada aluno escreveu num pequeno papel a sua ideia para a realização do jogo. Depois de expostas as ideias de cada um, decidiu-se em turma, qual das ideias […]

Ver a página do trabalho aqui.

Sesimbra ( 1 trabalho )



Escola EB1/JI Pólo do Conde 2 (Sesimbra)

A Poluição do Ar
De acordo com a curiosidade dos alunos, quando se abordam temas relacionados com a preservação do meio ambiente, levantou-se a seguinte questão: O que provoca a poluição do ar? Deu-se então o ponto de partida, o qual motivou os alunos […]

Ver a página do trabalho aqui.

Setúbal ( 1 trabalho )



Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)

O ar que eu respiro
Tema: BIODIVERSIDADE: PRESERVAR E REGENERAR ESPAÇOS EXTERIORES Atividade: O Ar que eu respiro (Desafio | Jogo de Correspondência) Memória Descritiva Esta atividade resultou do trabalho desenvolvido pelos alunos da turma A (Sala2) desta Escola de Educação Especial, com multideficiência e […]

Ver a página do trabalho aqui.

Sintra ( 1 trabalho )



Jardim-Escola João de Deus - Belas (Sintra)

À descoberta do ambiente
O jogo foi elaborado através de um trabalho colaborativo entre o 3.º e o 4.º ano de escolaridade (turma mista). Para realizar este jogo partimos da disciplina de Estudo do Meio e analisámos os conteúdos que estavam a ser desenvolvidos. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Soure ( 1 trabalho )



Associação Cultural Recreativa e Social de Samuel (Soure)

Jogo " Diz o que respiras"
As crianças viram vários vídeos sobre a poluição, a vários níveis. Foram sensibilizados para o tema e foi proposto realizar um jogo de correspondência. Foi dada uma ajuda visual, para terem algumas ideias, pois como saõ crianças pequenas e não […]

Ver a página do trabalho aqui.

Torres Novas ( 1 trabalho )



Centro de Bem Estar Social da Zona Alta (Torres Novas)

Nome do Jogo: “Dominó do Ambiente”
Este trabalho foi realizado com os meninos dos 5/6 anos da sala 4 da nossa escola. Como eco escola que somos, ao longo do ano dinamizamos diferentes tarefas relacionadas com o Ambiente. Numa primeira fase, em grande grupo fomos recordar […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Nova de Gaia ( 3 trabalhos )



Colégio-Creche Nossa Senhora da Bonança do Candal (Vila Nova de Gaia)

A qualidade do ar que respiramos...
Os professores do segundo ano imaginaram um jogo de correspondência relacionado com o tema “O ar que eu respiro”, que abordasse as principais fontes de poluição do ar, as suas consequências e as possíveis soluções para os problemas identificados. Inicialmente, […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica de Chouselas (Vila Nova de Gaia)

"O ar que eu respiro"
A concretização deste desafio iniciou com uma pesquisa sobre o tema, “O ar que eu respiro”. Em reunião de grande grupo vimos o vídeo dos recursos disponibilizados pela ABAE https://www.youtube.com/watch?v=t7Q7y_xjR5E Air Pollution – What Causes Air Pollution? Após a visualização […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1 da Lagarteira (Vila Nova de Gaia)

Jogo O ar que eu respiro
O desafio proposto denominado "O AR que Eu Respiro" tinha como base fichas de atividades e links que permitiram: - Compreender os aspetos relativos à qualidade do ar e as alterações climáticas: as suas causas e consequências - Investigar as […]

Ver a página do trabalho aqui.

Anadia ( 1 trabalho )



Escola EB de Vilarinho de Bairro (Anadia)

“O ar que respiramos”
A atividade foi proposta à turma do 8.º B-VB, nas aulas de CTA (Ciência, Tecnologia e Ambiente (Oferta de Escola)). Foi aproveitado o fato de já ter sido lecionado, na disciplina de Físico-Química, o tema “As combustões e a poluição […]

Ver a página do trabalho aqui.

Arouca ( 1 trabalho )



Escola EB e Sec. de Escariz (Arouca)

Jogo da memória - A poluição
No âmbito da disciplina de Geografia, de 9º ano, foi proposto aos alunos que elaborassem, em grupo um jogo da memória alusivo à poluição atmosférica, que poderia ser digital ou físico. A qualidade do ar tem impactos na saúde de […]

Ver a página do trabalho aqui.

Beja ( 1 trabalho )



Escola EBI Mário Beirão (EB 2,3) (Beja)

_ Quantas soluções queres? ( turma E) - jogo digital ( turma G) - Respira e responde
Os alunos do 5º ano bem como as suas docentes trabalharam a qualidade do ar que respiramos porque para além de ser um dos conteúdos a abordar nas ciências naturais pretende-se estimular os futuros cidadãos para que a vertente ambiental […]

Ver a página do trabalho aqui.

Braga ( 1 trabalho )



Escola EB 2,3 de Palmeira (Braga)

O Ar que eu Respiro
Em trabalho de grupo, nas disciplinas de Ciências Naturais e Físico-química, a turma do 8.ºano após investigação, elaborou apresentações sobre os temas "Partículas PM10 e PM2,5 "e "Principais gases que afetam a qualidade do ar. Posteriormente, tendo por base o […]

Ver a página do trabalho aqui.

Figueira da Foz ( 1 trabalho )



Escola EB 2,3 Dr. João de Barros (Figueira da Foz)

“Causas e consequências da poluição do ar”
Por forma a sensibilizar os alunos sobre as causas e consequências da poluição atmosférica foi lançado um desafio de construírem um jogo online sobre esta temática. Estes conteúdos fazem parte do programa da disciplina de Ciências Naturais no 2º ciclo. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Lisboa ( 3 trabalhos )



Centro de Educação e Desenvolvimento D. Nuno Álvares Pereira (Lisboa)

CienticAr
Este trabalho foi realizado por alguns alunos das turmas A e M do 8º ano, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, em articulação a disciplina de FQ e o Programa Eco-Escolas. O Kahoot! ainda não foi jogado. Devido à […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Ave-Maria (Lisboa)

O ar que eu respiro!
Para a realização deste trabalho fizemos um trabalho de pesquisa com a ajuda da nossa professora. Depois de delinearmos as regras e as correspondências lógicas a colocar, tentamos encontrar um programa que tornasse possível a realização deste jogo de forma […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Secundaria C/ 3º Ciclo EB de Pedro Nunes (Lisboa)

O ar que eu respiro
Foram lecionadas várias aulas, explorando os recursos indicados no site do Eco-escolas sobre "O ar que eu respiro". Após explicação dos conceitos e exploração de ideias, o alunos optaram por construir um kahoot. Foram constituídos grupos onde todos tinham temas: […]

Ver a página do trabalho aqui.

Loures ( 1 trabalho )



Escola EB 2,3 Maria Veleda (Loures)

Jogo da Glória – O Ar que Eu Respiro
A atividade foi desenvolvida nas aulas de tutoria desde a escolha do jogo em debate turma à sua execução e experiência de jogo. Começamos por escolher o jogo, definir o número total de casas, o número de casas desafio e […]

Ver a página do trabalho aqui.

Machico ( 1 trabalho )



Escola EB 1,2,3/PE do Porto da Cruz (Machico)

O ar que eu respiro
Na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento na temática Educação Ambiental decidimos participar neste projeto com o kahoot. Para a construção deste jogo utilizamos os conhecimentos que aprendemos nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, Ciências Naturais, Geografia e Tecnologias de Informação […]

Ver a página do trabalho aqui.

Marco de Canaveses ( 1 trabalho )



Escola EB 2,3 de Alpendorada (Marco de Canaveses)

“Perseguindo os poluentes do ar que eu respiro”
Descrição: A atividade foi proposta à turma do 8ºC, e em articulação com a disciplina de Físico-Química, no Domínio “Tipos de reações químicas” e no Conteúdo “As combustões e a poluição atmosférica”. O tema do jogo foi “Perseguindo os poluentes […]

Ver a página do trabalho aqui.

Matosinhos ( 1 trabalho )



Escola EB 2,3 Prof. Óscar Lopes (Matosinhos)

O Ar que Respiramos - Cuidamos ou Poluímos?
Os alunos do 7ºA: - Selecionaram os temas (camada do ozono, chuvas ácidas, alterações climáticas); - Pesquisaram os agentes poluentes e importância da sua redução; - Organizaram a palavras/expressões usando retângulos em papel; - Elaboraram o jogo na plataforma WordWall; […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ponte de Sor ( 1 trabalho )



Escola EB 2,3 de João Pedro de Andrade (Ponte de Sor)

"O Ar que Eu Respiro"
O projeto foi desenvolvido no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento, alusivo aos temas/conteúdos em estudo –"Importância do ar para os seres vivos" e "Educação Ambiental". O desafio foi lançado aos alunos pela docente das referidas […]

Ver a página do trabalho aqui.

Praia da Vitória ( 1 trabalho )



Escola EB1/JI de Vitorino Nemésio (Praia da Vitória)

Ar que eu respiro
O trabalho foi realizado por 5 alunos do 7º ano da turma C da Escola Secundária Vitorino Nemésio, em Cidadania e Desenvolvimento, no âmbito do domínio Educação Ambiental da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania. Os alunos visualizaram os […]

Ver a página do trabalho aqui.

Santa Maria da Feira ( 2 trabalhos )



Escola Básica António Alves Amorim (Santa Maria da Feira)

Poluição do Ar
O Jogo foi elaborado por todas as turmas do 5º ano, nas aulas de Ciências Naturais, durante o estudo do conteúdo sobre o Ar. Ao longo das aulas, os alunos elaboraram as questões e respetivas respostas. Em casa, os alunos […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB 2,3 de Milheirós de Poiares (Santa Maria da Feira)

Dominó atmosférico
No âmbito do tema “Poluição atmosférica” da disciplina de Ciências Naturais e dos domínios da Educação Ambiental e Desenvolvimento sustentável de Cidadania e Desenvolvimento do 8.º ano, a turma foi desafiada a participar na atividade “O ar que eu respiro”, […]

Ver a página do trabalho aqui.

Santo Tirso ( 1 trabalho )



Escola Secundária D. Dinis (Santo Tirso)

Jogo _Poluentes Atmosféricos
Inicialmente os alunos fizerem um trabalho de pesquisa para a aula de Ciências Naturais onde tiveram que identificar dois poluentes do ar e relativamente a esses poluentes indicar as fontes de poluição, que consequências/efeitos provocavam esses poluentes e algumas soluções […]

Ver a página do trabalho aqui.

Sintra ( 2 trabalhos )



Escola EB 2,3 Padre Alberto Neto (Sintra)

8G Alerta para a Poluição do AR
Durante as aulas de articulação de Ciências Naturais e Físico-Química, as docentes propuseram à turma a elaboração de um jogo sobre poluição atmosférica. Os alunos, em trabalho de pares, formularam várias questões relativas ao tema. Estas foram escritas na plataforma […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Escultor Francisco dos Santos (Sintra)

RODAS E REVIRAVOLTAS ATMOSFÉRICAS
Escola Básica Escultor Francisco dos Santos Professores coordenadores: Isabel Madeira e Liliana Jesuíno. Alunos da turma C do 8.º ano Na aula de Oficina da Ciência, que integra as disciplinas de Ciências Naturais e Físico-química, foi dado a conhecer o […]

Ver a página do trabalho aqui.

Torres Vedras ( 1 trabalho )



Escola Internacional de Torres Vedras (Torres Vedras)

Poluentes ou Não Poluentes?
Os alunos fizeram este jogo como tema de trabalho da disciplina de Educação Tecnológica, através de materiais recicláveis, utilizando material de desenho e pintura. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vagos ( 1 trabalho )



Colégio Diocesano de Nossa Senhora da Apresentação (Vagos)

Pulijogo
A atividade do jogo da correspondência começou com uma conversa com os alunos acerca do ar e da poluição atmosférica, onde os discentes sugeriram construir um jogo em formato digital. Os mesmos pesquisaram a informação sobre os principais poluentes atmosféricos […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Nova de Famalicão ( 1 trabalho )



Escola EB 2,3 Júlio Brandão (Vila Nova de Famalicão)

OArQueEuRespiro
O jogo foi elaborado através de trabalho colaborativo entre os alunos que frequentam o clube Eco-escolas. Como pretendiam fazer um jogo para telemóvel Android começaram por ver vídeos tutoriais (Youtube) sobre a construção de jogos de correspondência. Seguiu-se a pesquisa, […]

Ver a página do trabalho aqui.

Barreiro ( 1 trabalho )



Escola Secundária de Casquilhos (Barreiro)

Jogo de correspondência sobre poluentes atmosféricos
No âmbito da cidadania e desenvolvimento e no contexto das disciplinas de Físico-Química A, Matemática A e no Clube de Programação e Robótica, os alunos trabalharam em grupo sobre as diferentes temáticas relacionadas com os principais poluentes do Ar. Realizaram […]

Ver a página do trabalho aqui.

Fafe ( 1 trabalho )



Escola Secundária de Fafe (Fafe)

Frequências
O jogo «Frequências» surgiu depois de numa aula de Física e Química A terem sido abordadas as propriedades do som, o que nos levou a penar que poderíamos fazer a interligação com o Eco-Escolas. Diz-se, frequentemente, que o ouvido humano […]

Ver a página do trabalho aqui.

Funchal ( 1 trabalho )



Escola Secundária Jaime Moniz (Funchal)

Vamos jogAR
Construção dos peões: Material: cubos, rodelas de madeira, tintas, pincel, cola quente, pistola de cola quente e lixadeira de disco. Procedimento: Os cubos foram divididos a meio, e neles fizemos um buraco com a lixadeira de disco onde coubesse as […]

Ver a página do trabalho aqui.

Guimarães ( 1 trabalho )



Escola Profissional Cenatex (Guimarães)

Poluído: sim ou não?
Este jogo é adequado para alunos do primeiro ciclo. O objetivo do jogo é distinguir poluição do ar de outros tipos de poluição e saber identificar fontes de poluição. Este jogo de correspondência permite ainda que o moderador do jogo […]

Ver a página do trabalho aqui.

Odemira ( 1 trabalho )



Escola Profissional de Odemira (Odemira)

Jogo do Ar
O jogo de correspondência foi elaborado para três poluentes, nomeadamente Ozono, Amoníaco e Dióxido de Enxofre. Para além dos cartões com os poluentes, criámos também o cartão das consequências e a origem dos mesmos. Os cartões foram feitos em vários […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ponte de Lima ( 1 trabalho )



Escola Básica e Secundária de Arcozelo (Ponte de Lima)

Treepoly
Este jogo foi proposto no âmbito da disciplina de Biologia do 12º ano, uma vez que estava a ser abordado o tema “Poluição atmosférica e qualidade do ar". Os alunos começaram por fazer uma pesquisa sobre o tema e posteriormente […]

Ver a página do trabalho aqui.

Porto ( 1 trabalho )



Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto (Porto)

Jogo da Poluição Atmosférica
No âmbito do programa Eco-Escolas, a atividade Jogo de Correspondência do projeto “O ar que eu respiro” foi um dos desafios selecionados dentro da temática do ar, estando preconizada no plano de ação da ESS para o presente ano letivo […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vale de Cambra ( 1 trabalho )



Escola Básica e Secundária de Búzio (Vale de Cambra)

Jogo da Correspondência
Este jogo foi construído de raiz pelos alunos da turma 12B. Utilizando material reutilizável e reciclado nomeadamente caixas de cartão e rolhas de cortiça. Foram feitos dois tipos de jogos o da correspondência em que se recortaram cartões onde se […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Verde ( 1 trabalho )



Escola Profissional Amar Terra Verde - Vila Verde (Vila Verde)

“O Ar que respiramos”
Descrição do Trabalho: Os alunos iniciaram por uma pesquisa de informação acerca da poluição do ar de forma que o jogo aborde as evidencias pedidas. O objetivo era ter um jogo apelativo e assim sendo optamos por um jogo de […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vizela ( 1 trabalho )



Escola Secundária de Caldas de Vizela (Vizela)

Atmosparty
No âmbito de um projeto interdisciplinar entre as disciplinas de Biologia e Geologia e de Física e Química A, cuja temática se relacionava com os poluentes atmosféricos e a integração dos currículos de ambas as disciplinas, propôs-se à turma A […]

Ver a página do trabalho aqui.