O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Painel ClimAR

Escola EB 2,3 Prof. Óscar Lopes (Matosinhos)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Ivo Carvalho - 12 anos
João Santos - 13 anos
Luís Santiago - 12 anos
Iara Monteiro - 12 anos
Tiago Meneses - 12 anos

Imagens:

Memória Descritiva:
Um grupo de alunos do 7ºB ficou responsável por efetuar as pesquisas necessárias sobre a monitorização da qualidade do ar, através da exploração do site da Agência Portuguesa do Ambiente.
Com o auxílio dos professores de Físico-Química e Ciências Naturais, aprofundaram os seus conhecimentos sobre esta temática, compreendendo a origem dos principais poluente e os seus impactos na saúde.
Outro grupo de alunos está agora responsável por atualizar diariamente os dados do painel, após consulta dos dados da aplicação.
O painel será apresentado à Sra. Presidente da Câmara de MAtosinhos no dia 8 de junho, aquando da sua visita para hastear a bandeira verde.

Metodologia de Construção do Painel:
Base: Painel de K-Line. É um material leve que pode ser reutilizado para outro trabalho. Permite ser furado diversas vezes.
Colagens: os alunos pintaram as letras, as cores representativas da qualidade do ar e da meteorologia.
Setas: Movem-se diariamente de modo a atualizar os dados.
Exposição: Entrada da Escola.

Principais Conclusões de Análise do Painel:
A qualidade do ar em Matosinhos varia entre o Médio e o Bom.
Embora seja uma área urbana densamente povoada, a proximidade do mar pode permitir uma maior circulação do ar, impedindo que se obtenham valores demasiado elevados.
Esperam-se melhorias nos próximos anos, uma vez que a refinaria (fonte de poluição) irá ser encerrada.