O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Painel ClimAR

Escola Básica Dr. Carlos Pinto Ferreira (Vila do Conde)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Alunos da turma E do 8.º Ano: Ariana Soares, Carlos Lima, carolina Silva, Catarina Ribeiro, Daniel Ferreira, Eduardo Martins, Filipa Laundos, Gonçalo Azevedo, Guilherme Silva, Margarida Vilarinho, Mariana Ramos, Martim Costa, Mateus Moura, Michael Shkoreti, Pedro Fonseca, Pedro Oliveira e Ricardo Cruz. Todos os alunos têm 13 a 14 anos.

Imagens:

Memória Descritiva:
O desafio “Ar que Respiro” foi desenvolvido no âmbito das aprendizagens essenciais de Ciências Naturais, com os alunos do 8.º ano da turma E.
Durante o Ensino à Distância foram abordadas e desenvolvidas as aprendizagens essenciais relativas à Poluição Atmosférica. Foi durante esse período que se iniciou a planificação da construção do Painel.
Já no 3.º período e de novo em Ensino Presencial, foi distribuído pelos alunos uma tabela para a recolha e registo dos dados a serem apresentados no Painel. Semanalmente os alunos foram completando a sua tabela com os dados disponíveis e fazendo referência à qualidade do ar: muito boa, boa ou média. Os alunos tiveram em conta a análise dos seguintes parâmetros ozono, dióxido de azoto, dióxido de enxofre e monóxido de carbono.
Por fim, com os dados recolhidos de todos os alunos, os alunos construíram o Painel, em formato Padlet e tendo em conta o tempo cronológico. O padlet foi divulgado no Padlet do Eco-Escolas: https://padlet.com/mjoanalcas/7rim6vkarumxtbw1 .

Metodologia de Construção do Painel:
Para a Construção do Painel foi entregue uma tabela aos alunos uma tabela para que os alunos procedessem à recolha de dados a partir da aplicação sugerida na Plataforma do Eco-Escolas https://qualar.apambiente.pt/indices?estado=previsto. Desde o início do ano letivo e semanalmente os alunos registaram a qualidade do ar em Vila do Conde tendo em conta os parâmetros Ozono e Dióxido de Azoto.
A partir dos dados recolhidos foi construído um painel em formato Padlet dada a situação de COVID e tendo em conta que na escola não é possível a afixação de cartazes ou painéis em formato de papel.

Principais Conclusões de Análise do Painel:
Depois de analisarem todos os dados recolhidos, os alunos concluíram que na região da escola, Vila do Conde, e tendo em conta os parâmetros Ozono e Dióxido de azoto, a qualidade do ar é globalmente Boa.
Contudo os alunos também verificaram que normalmente não são obtidos dados relativos aos parâmetros monóxido de carbono e dióxido de carbono.
Por último os alunos também verificaram que a partir do final de março e até ao mês de junho, não existem dados disponíveis relativamente a nenhum dos parâmetros.