O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Painel ClimAR

Escola Básica D. Dinis (Odivelas)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
todos os alunos do 5.ºA com idades entre os 10 e os 12 anos

Imagens:

Memória Descritiva:
Após terem lecionado o tema “A importância do ar para os seres vivos”, na aula de Cidadania e Desenvolvimento trabalharam e pesquisaram acerca da qualidade do ar e o que podemos fazer para melhorar a qualidade do ar, onde lhes foi apresentado o site da QualAr e o mesmo foi explorado pelos alunos. Ainda na aula de Cidadania e desenvolvimento, foi-lhes apresentado o projeto e proposto que imaginassem como iriamos construir e painel e com que materiais. Após chegarem a um acordo de como iria ser constituído o painel, na aula de educação visual, realizaram projetos de desenhos para o mesmo.
O painel foi montado, com a colaboração de todos os alunos da turma, nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento e Educação Visual.
Os alunos, todos os dias, consultam o site da QualAr e atualizam o painel (cada dia dois alunos da turma têm a responsabilidade de atualizar o painel).

Metodologia de Construção do Painel:
Pesquisas na internet, discussão dos materiais a utilizar (reutilização de papel). Foram distribuídas as tarefas pelos elementos da turma, de acordo com os gostos de cada um. Após a realização dos projetos de tipo de letra, desenhos e legenda a utilizar, os mesmos foram votados por todos os alunos a turma.
Todos os elementos da turma realizaram as suas tarefas com empenho.

Principais Conclusões de Análise do Painel:
Para percebermos a evolução da qualidade do ar na zona da nossa escola, foi feita uma análise da qualidade do ar antes da pandemia e a turma chegou à conclusão que a qualidade do ar melhorou em relação
á pré-pandemia, apesar de ter vindo a piorar nos últimos meses. Na aula de matemática, está previsto a realização de um trabalho estatístico com estes dados.