O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Painel ClimAR

Escola EB1/JI nº195 (Lisboa)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Turma 2ºB - Escola 195 de Lisboa

Imagens:

Memória Descritiva:
A partir do Projeto Eco-Escolas decidimos em Assembleia de Turma, fazer o Desafio do Painel ClimAR.
A professora projetou o site "Qual Ar- Qualidade do Ar" que exploramos em conjunto para percebermos mais sobre este tema. Investigamos os níveis de medição da qualidade do ar em diversas cidades, mas sobretudo na Zona da Grande Lisboa. Aprendemos os diferentes níveis de medição de qualidade do ar e o código de cores associado.

Metodologia de Construção do Painel:
Decidimos fazer esta projeto em sala de aula, em pequenos grupos de trabalho, com a ajuda da professora. Optámos por desenhar duas grandes nuvens no painel e decorá-las com pequenas bolinhas com papel higiénico que tínhamos na sala de aula. Enquanto um grupo de alunos fazia isso, outro desenhou círculos a partir de um molde e pintaram de acordo com o código de cores, correspondente aos índices de medição da qualidade do ar. Outro grupos de alunos consultou os dados do dia para sabermos exatamente como estava, não apenas a qualidade do ar nesse dia, mas também a temperatura, o estado do tempo, a humidade e o vento. Trabalhámos sempre em autonomia e em pequenos grupos de trabalho. No fim, consultámos a previsão com base na informação disponível e caracterizamos também o dia seguinte.

Principais Conclusões de Análise do Painel:
Com base na informação que exploramos e no trabalho que fizemos, aprendemos que cada vez mais devemos ajudar da forma que pudermos, a não contribuirmos para a poluição do ar. Aprendemos também que existem diferentes poluentes do ar, mas que mesmo nas grandes cidades onde por vezes o ar não é tão puro, os níveis que vimos em Lisboa, estavam bons. A tecnologia ajuda-nos a obter muita informação sobre a poluição, estado do tempo, qualidade do ar, vento e humidade, mas nós temos que aprender a usá-la e a perceber que em termos de poluição nós temos mesmo que ajudar e todos nós darmos o nosso contributo real.