O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Painel ClimAR

Escola Luís Madureira (Amadora)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Participaram 6 turmas do Pré-escolar com idades compreendidas entre 3-6 anos da Escola Luís Madureira.

Imagens:

Memória Descritiva:
A propósito dos temas da Preservação ambiental e os diferentes Estados do tempo, os alunos do Pré-escolar da Escola Luís Madureira têm vindo a realizar há muitos anos a medição diária do estado do tempo e o seu registo em gráficos variados. Neste ano letivo, as docentes decidiram participar no projeto Eco-Escolas "O Ar que respiro - Painel ClimAr".
Para a contrução dos Mapas do Tempo, foram utilizados diferentes materiais de desperdício, tais como tampinhas de várias cores, clipes, cartolinas, plasticinas, imagens de revistas, etc. A construção foi executada pelos alunos dos 5-6 anos com a ajuda das docentes. No mapa é colocada uma legenda explicando os símbolos utilizados.
Os alunos que construiram o mapa do tempo tiveram a missão de expor oralmente aos mais novos (3-4 anos) os procedimentos de elaboração e registo dos mapas. Semanalmente, é eleito um chefe do mapa do tempo que tem a função de registar no mapa circular. Posteriormente, o grupo dos mais velhos regista mensalmente no gráfico de barras a soma do estado do tempo desse mês. No final do ano letivo, compara-se o estado do tempo em cada mês e relaciona-se com a qualidade do ar desse mês consultando a página do Índice do Qualidade do ar – Qualar.

Metodologia de Construção do Painel:

Principais Conclusões de Análise do Painel:
Da análise dos gráficos dos meses de abril e maio, os alunos puderam concluir:
- no mês de abril houve 14 dias de sol; 4 dias de nublado; 2 dias de nuvens cinzentas; 9 dias de chuva; 1 dia de trovoada e 4 dias de vento. Não houve neve!;
- até ao dia 22 de maio houve 3 dias de sol; 10 dias de nublado; 5 dias de céu cinzento; 5 dias de chuva; 0 de trovoada; 0 dias de neve e 2 dias de vento.
Até ao final do ano letivo será ainda realizada a comparação do estado do tempo em cada mês e relacionar com a qualidade do ar desse mês consultando a página do Índice do Qualidade do ar – Qualar.