O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Painel ClimAR

Escola Luís Madureira (Amadora)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
2 Turmas dos 5ºanos A e B da Escola Luís Madureira - 10 anos de idade - construção do painel e medição da qualidade do ar e colocação dos dados no painel.
2 turmas dos 8ºanos A e B da Escola Luís Madureira - 13 anos de idade - medição da qualidade do ar e colocação dos dados no painel.

Imagens:

Memória Descritiva:
Alusivo aos temas em estudo: “Qualidade do ar e importância da sua preservação” nos 5ºanos e “Emissão de poluentes para a atmosfera” nos 8ºanos, os alunos destes anos da Escola Luís Madureira foram desafiados pelas docentes de Ciências Naturais e Físico-Química a participar no projeto Eco-Escolas "O Ar que respiro - Painel ClimAr".
Englobado na lecionação dos conteúdos foi realizada a atividade de construção e medição diária da qualidade do ar na região da escola. Os alunos trouxeram diversos materiais reutilizáveis e a partir deles imaginaram um Painel.
Os eixos do gráfico foram construídos com caixas de ovos pintadas e as letras dos meses do ano com círculos de cortiça. As letras com o título e nome da escola foram feitas com papel de revista enrolado e colados no painel com as formas das letras respetivas. Os índices de qualidade do ar foram feitos com tampas de cores variadas. Os pontos do gráfico correspondentes aos índices de qualidade do ar foram obtidos por consulta diária do portal Qualar feito pelos alunos escalonada pelas 4 turmas e colocada a cor respetiva no painel. (cada turma de 5ºano tinha 1 dia por semana e as turmas do 8ºanos tinham os restantes dias).
Realizaram ainda Questões/respostas sobre o tema da Qualidade do ar que foram colocadas junto ao painel para informação dos alunos que diariamente utilizam a sala de aula.
No final do mês de maio, os alunos do 5ºanos irão realizar a análise dos dados em parceria com a docente de matemática - tratamento estatístico dos dados obtidos em abril e maio.

Metodologia de Construção do Painel:

Principais Conclusões de Análise do Painel:
Apesar dos alunos ainda não terem terminado a análise e tratamento estatístico dos dados obtidos,
puderam concluir que:
- o mês de maio na região da escola, na Amadora, apresentou uma melhor qualidade do ar do que no mês de abril;
- até ao dia 19 de maio houve 9 dias de qualidade do Ar "Médio"; 24 dias de qualidade do ar "Bom e 16 dias de Qualidade do ar "Muito Bom".
Além desta análise irão calcular a frequência relativa e absoluta de cada parâmetro da qualidade do ar e realizar gráficos de barras em papel milimétrico com os dados obtidos em cada mês.