O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Painel ClimAR

Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo (Loures)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Turma 8º T2, com 26 alunos com idades compreendidas entre os 13 e os 16 anos:
Afonso; Ana Reis; Ana Lopes; Artur; Carolina; Cristiano; Duarte; Francisco; Gabriela; Gonçalo Gomes; Gonçalo Patrício; Hilário; Laura; Liliana; Marcea; Maria; Mariana; Martim; Miguel; Pedro; Rafael; Rafaela; Rodrigo; Sofia Laureano e Sofia Lourenço.

Imagens:

Memória Descritiva:
O Painel do Clima foi construído pela turma do 8.º T2, na disciplina de Ciências Naturais, no âmbito das aprendizagens desenvolvidas na temática das Catástrofes Antrópicas, nomeadamente a destruição da camada de ozono e o aumento do efeito de estufa, integrado no tema organizador Sustentabilidade na Terra.
O trabalho desenvolvido foi partilhado com a comunidade num painel digital disponível na entrada principal do edifício da Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo e sede do Agrupamento de Escolas 4 de Outubro (imagem 7), para que fosse visível pela generalidade da comunidade educativa, a partir da semana de 31 de maio.
De ressalvar ainda, que se optou pelo painel digital para que este trabalho não gerasse qualquer resíduo, assim como todos os passos procuraram decorrer, maioritariamente, com a utilização de materiais digitais.

Metodologia de Construção do Painel:
A atividade foi desenvolvida ao longo das aulas de Ciências Naturais, com recurso à plataforma de aprendizagem Classroom. Nesta, os alunos puderam encontrar o guião de trabalho da atividade (Figura 1) e o documento de registo (Figura 2).
De forma a que todos pudessem colaborar, organizou-se a turma em pequenas equipas para observação, levantamento e registo dos dados recolhidos no painel criado.
Recolhida a informação pretendida, passou-se à construção de uma apresentação destinada à comunidade educativa. Para além dos dados numéricos (Figuras 3 e 4), procurou-se ainda, colocar alguma informação complementar no sentido de dar a conhecer alguns dados, em particular da região onde nos inserimos. Surge assim a rubrica "Sabias..." que disponibiliza informações como "...que é por a Qualidade do Ar ser boa que o nosso ecossistema é marcado pela presença de líquenes? Estes são muito vulneráveis à poluição atmosférica, nomeadamente a compostos como o dióxido de enxofre. Por este motivo os líquenes são utilizados como bioindicadores".
Como só nos é permitido enviar 6 imagens, não conseguimos mostrar aqui toda a apresentação.

Principais Conclusões de Análise do Painel:
Da análise dos resultados constatou-se que os dados da Qualidade do Ar para a Área Metropolitana de Lisboa Norte (zona de habitabilidade dos alunos em causa) eram bastante satisfatórios, podendo transmitir a ideia errada de que os ecossistemas se encontram em pleno equilíbrio. Assim, optou-se por incluir a informação da variação da temperatura que revela com clareza a expressão do aquecimento global, nutrindo junto dos alunos a necessidade de proteção do planeta e a adoção de comportamentos mais sustentáveis.