O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Painel ClimAR

Escola Básica Estádio do Mar (Matosinhos)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Afonso Gonçalves Leite - 8 anos
Beatriz Gonçalves D. Silva - 8 anos
Beatriz Pinto Carvalho - 8 anos
Bruna Filipa B. Quintã - 8 anos
Claudino Conceição Monteiro - 8 anos
David João P. Gomes
Filipa Alexandra S. Borges - 8 anos
Francisco Ismael F. Guerrelhas - 8 anos
Gustavo Teixeira Santos - 8 anos
Inês Gaspar Lourenço - 8 anos
João Santiago S. Ramos - 8 anos
Joel Gonçalves Fernandes - 8 anos
Matilde Cunha Gaspar - 8 anos
Rodrigo Silva Maia - 8 anos

Imagens:

Memória Descritiva:
A Turma do 2ºA, constituída por 14 alunos, 8 rapazes e 6 raparigas, com a colaboração da Professora Titular de Turma, a qual também tem o cargo de Coordenadora do Eco-Escolas, efetuou as pesquisas necessárias sobre a monitorização da qualidade do ar, através da exploração do site da Agência Portuguesa do Ambiente.
O mesmo grupo de alunos é responsável por atualizar diariamente os dados do painel, após consulta dos dados da aplicação, com a ajuda da professora.
Apesar da sua faixa etária, gostaram de adquirir conhecimentos sobre os principais poluentes atmosféricos que afetam a qualidade do ar e a nossa saúde e que destes resultam alterações climáticas.
Foi realizada uma Assembleia de Turma, para todos os alunos poderem dar a sua opinião sobre a temática e conhecer as medidas a adotar para minimizar a exposição ao ar poluído.
As crianças escolheram o local para expor o painel, o qual foi a entrada principal da escola, no corredor central, em frente ao placard do Eco-Escolas.

Metodologia de Construção do Painel:
O Painel é de K-Line. Este material é leve, o que permite a sua fácil deslocação.
Os alunos, escolheram o verde e o azul para pintar as letras, segundo eles, devido à cor do oceano e à cor da natureza.
Os mesmos, colaram e pintaram todos os elementos necessários para a elaboração do painel. Utilizaram as cores representativas da qualidade do ar e da meteorologia.
As setas também foram pintadas pelos alunos, nas quais foram utilizados pioneses, permitindo a sua movimentação diária de modo a atualizar os dados.

Principais Conclusões de Análise do Painel:
Após vários dias de análise, concluímos que a qualidade do ar em Matosinhos varia entre o Médio e o Bom. Apesar de ser uma área urbana com muita população, a proximidade do Oceano Atlântico pode permitir uma maior circulação do ar, fazendo com que não se atinjam valores muito elevados.
Nos próximos anos, vamos acreditar que haverá melhorias, pois a Câmara Municipal de Matosinhos tem várias iniciativas para promover a mobilidade sustentável e a descarbonização e a principal fonte de poluição nesta área irá ser encerrada.