O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Painel ClimAR

Colégio D. Dinis (Porto) (Porto)

Escalão: 3º escalão (secundário, profissional e superior)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Alunos do 12º ano de Biologia. A média de idades é de 17 anos.

Imagens:

Memória Descritiva:
A contaminação da atmosfera está diretamente relacionada com o desenvolvimento industrial. Atualmente a problemática da poluição tem vindo a tornar-se mais pertinente, em resultado do crescimento demográfico e do aumento do consumo per capita de recursos, o que tem causado uma maior produção de resíduos. Estes podem ser poluentes, afetando negativamente a qualidade do ar. Assim, cada um de nós, no nosso dia-a-dia, provoca um determinado impacte no Planeta.
Tendo por base a unidade 5 de Biologia do 12º ano, "Preservar e recuperar o meio Ambiente" e o desafio painel ClimAr, foi proposto aos alunos elaborar um painel, com informação sobre a qualidade do ar no conselho do Porto.
Para a sua elaboração deveriam ser utilizados materiais reciclados e utilizarem dados presentes no portal QualAr- Qualidade do Ar da Agência Portuguesa do Ambiente. Deveria constar no painel uma representação gráfica da previsão da qualidade do ar e uma previsão para o dia seguinte.
Foi construído um painel global, que tinha como objetivo estimular o aumento da literacia relativamente à qualidade do ar, dos alunos envolvidos no projeto e da comunidade educativa do estabelecimento de ensino. E, nesse sentido, foram elaborados diversos trabalhos tais como: os poluentes atmosféricos que afetam a qualidade do ar e a nossa saúde; exemplos de problemas de saúde associados à exposição ao ar poluído.
Para além dos trabalhos mencionados, foi elaborado um painel com gráficos relativos à qualidade do ar na cidade do Porto, onde a escola se insere. Foi efetuada também uma previsão para o dia seguinte, da qualidade do ar no Porto, e um estudo comparativo com a qualidade do ar noutras cidades de Portugal.
Os alunos envolveram-se com entusiasmo e criatividade na elaboração do trabalho. Este encontra-se exposto numa parede interior do estabelecimento de ensino, lugar de passagem de toda a comunidade escolar. Os alunos colaboraram todos e com entusiasmo construíram o painel. Em suma o objetivo elencado foi atingido.

Metodologia de Construção do Painel:
A investigação é algo que se procura, é o caminhar para um conhecimento significativo, implicando hesitações, desvios e muitas vezes incertezas. De forma simples, foi efetuada uma pesquisa sobre a qualidade do ar na cidade do Porto, e em que medida esse ar afeta a saúde dos ecossistemas. Esta pesquisa realizada tinha como objetivo determinar ou descobrir factos a esse respeito, obtendo assim uma maior compreensão sobre o assunto. A atividade pode realizar-se apenas com o intuito de satisfazer a curiosidade de quem executa o trabalho, no entanto é importante que esta atividade leve à aquisição de conhecimentos, experiências e capacidades.
Assim sendo, foi proposto aos alunos do 12º ano que frequentam a disciplina de Biologia, a elaboração de um painel sobre a "qualidade do ar que respiramos".
Para a sua execução teriam que usar materiais reciclados e dados relativos a qualidade do ar na cidade do Porto, que podem ser consultados na aplicação "QualAr".
O painel elaborado teria que ser exposto, para ser visualizado pela comunidade educativa, do estabelecimento de ensino.

Principais Conclusões de Análise do Painel:
A escola, enquanto ambiente propício à aprendizagem e ao desenvolvimento de competências, onde os alunos adquirem variadas literacias que precisam mobilizar, para responderem às exigências da sociedade do presente. Nesse sentido e partindo da análise do painel elaborado, verificou-se que os alunos foram criativos na sua execução e na mensagem que pretenderam enviar à comunidade educativa. Os objetivos atingir com a sua elaboração foram cumpridos, uma vez que os alunos aumentaram a sua literacia, no que concerne à temática " Preservar e recuperar o meio Ambiente", especificamente "Contaminação do ar". Para além do mencionado desenvolveram outras competências, como por exemplo, a reciclagem, uma vez que utilizaram materiais reciclados na sua execução, a responsabilidade e integridade, o saber científico e tecnológico, a sensibilidade estética e artística, a informação e comunicação, entre outras.
Observou-se ainda que na elaboração do trabalho respeitaram o caráter inclusivo e multifacetado de todos os intervenientes, assegurando, independentemente dos percursos escolares realizados um consenso final.
As competências desenvolvidas e adquiridas pelos alunos são indispensáveis para o exercício de uma cidadania plena, criativa e ativa, numa sociedade de informação e cada vez mais tecnológica.Os objetivos foram atingidos.