O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Painel ClimAR

Escola Secundária de São Pedro da Cova, Gondomar (Gondomar)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Gustavo Alves Sousa, 14 anos
Iva Filipa Correia Santos, 13 anos
Mara Filipa Pereira Pinto, 12 anos
Ricardo Ferreira Moreira, 13 anos

Imagens:

Memória Descritiva:
Estando os alunos da única turma de 7.º ano de escolaridade da escola envolvidos em diferentes projetos, foram selecionados, pelo professor de Físico-Química, quatro alunos para desenvolverem o presente projeto. Ocorreram algumas sessões de formação sobre a utilização das ferramentas digitais de pesquisa de informação sobre a qualidade do ar - no que diz respeito aos parâmetros medidos, aos diferentes níveis de qualidade do ar -, e as condições meteorológicas. O docente de Educação Visual e de Oficina de Artes trabalhou com os referidos alunos na conceção gráfica dos painéis. Estes têm o formato de um relógio quadrangular, cujos ponteiros das horas e dos minutos indicam, respetivamente, o índice da qualidade do ar e as condições meteorológicas, quer do próprio dia, quer a previsão para o dia seguinte.
Estão afixados junto à entrada do 3.º ciclo, da escola.
Diariamente e após estabelecida uma escala, um aluno é responsável por consultar o índice da qualidade do ar e as condições meteorológicas e atualizar os indicadores nos painéis, bem como registar os valores consultados.

Metodologia de Construção do Painel:
O docente de Educação Visual e de Oficina de Artes trabalhou com os referidos alunos na conceção gráfica dos painéis. Estes têm o formato de um relógio quadrático, cujos ponteiros das horas e dos minutos indicam, respetivamente, o índice da qualidade do ar e as condições meteorológicas, quer do próprio dia, quer a previsão para o dia seguinte.
Os painéis foram imprimidos com as dimensões de 70 cm x 70 cm, em papel de 140 g, foram colados em placas de k-line de 5 cm de espessura e os ponteiros foram construídos em papel eva.

Principais Conclusões de Análise do Painel:
- O índice de qualidade do ar na região onde a escola se situa é genericamente considerado como variando entre "Moderado" e "Bom". Esporadicamente foi considerada como "Pouco saudável para grupos sensíveis",