O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Painel ClimAR

Escola Básica e Secundária de Campo (Valongo)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Alunos do 5ºB, 5ºC e 5ºE, com 10 ou 11 anos.

Imagens:

Memória Descritiva:
A Escola Básica e Secundária de Campo aceitou este desafio, proposto pela ABAE no âmbito do Programa Eco-Escolas, para trabalhar com alunos do 5º ano. O trabalho consistiu num DAC com a participação das disciplinas de Ciências Naturais, Matemática; Cidadania e Desenvolvimento e TIC.
Três turmas de 5º ano (B, C e E) trabalharam o desafio da seguinte forma:
- Foram constituídos grupos de alunos em cada turma (cerca de 4 grupos / turma);
- Cada grupo consultou o site e fez o registo (https://qualar.apambiente.pt/indices?estado=previsto - para “Global”), diariamente e durante uma semana. Após a consulta pelos outros grupos, cada grupo voltou a consultar e registar mais uma semana (cada grupo consultou duas semanas intercaladas).
- Em simultâneo, os alunos de cada grupo também verificaram e registaram as condições atmosféricas desse dia (temperatura, humidade e vento). Esta verificação consistiu na observação do estado do tempo exterior.
- Os registos foram efetuados numa tabela – Anexo 1 (Registo diário da qualidade do ar e algumas condições atmosféricas - Campo-Valongo) .
- Posteriormente, foi efetuada a análise e tratamento dos registos, em tabelas e gráficos:
- Tabela de frequências (absolutas e relativas) e gráficos de barras duplo (para o dia e previsão para o dia seguinte). A considerar a totalidade dos dias registados, ignorando as datas (48 dias, entre 10 de março e 7 de maio).
- Gráficos de linhas para a temperatura. Considerando as datas. Foram elaborados 6 gráficos: de 10 a 17 de março; de 24 a 31 de março; de 1 a 7 de abril; de 8 a 14 de abril; de 20 a 28 de abril e de 29 de abril a 7 de maio.
- Gráfico de pontos para o vento. A considerar a totalidade dos dias registados (48).
- Pictograma para o estado do tempo (sol, …). A considerar a totalidade dos dias registados.
- Cálculo da média apenas para a temperatura (único dado quantitativo).
- Em complemento foram efetuadas pesquisas e elaboradas as respetivas apresentações, sobre:
Fontes (causas) de poluição do ar; Importância da qualidade do ar; Índice de Qualidade do Ar; Medidas que contribuem para a qualidade do ar; Os líquenes (e outros seres vivos) como bioindicadores da qualidade do ar. Estes trabalhos de pesquisa foram afixados noutros painéis contíguos a este.
Foram selecionados os trabalhos de cada turma que melhor representavam o que se pretendia e afixados no painel a concurso. Este trabalho ficou incluído numa exposição, presente na escola, juntamente com muitos outros trabalhos (incluindo outros desafios propostos no âmbito do Programa Eco-Escolas) na Semana do Ambiente do Parque das Serras do Porto (de 2 a 11 de junho).
Nota: O ANEXO 1 corresponde a uma tabela com várias colunas (1ª: Dia / Mês; 2ª: Observado-Hoje *; 3ª: Previsão-Amanhã *; 4ª: Temperatura Atmosférica; 5ª: Humidade (sol/nublado/chuva); 6ª: Vento (não/fraco/forte). Para o preenchimento das primeiras colunas*, os alunos consultaram em: https://qualar.apambiente.pt/indices?estado=previsto

Metodologia de Construção do Painel:
O Painel QualAr foi um dos painéis expostos, na Semana do Ambiente do Parque das Serras do Porto (de 2 a 11 de junho). Para a sua construção foram selecionados os trabalhos de cada turma que melhor representavam o que se pretendia e afixados no painel a concurso. Além disso, pretendeu-se evidenciar o trabalho interdisciplinar (CN, Mat, CD, e TIC) e o empenho dos alunos.

Principais Conclusões de Análise do Painel:
Em primeiro lugar há que destacar o empenho dos alunos, não só no registo diário dos dados da qualidade do ar, o que demonstrou enorme responsabilidade para alunos nessa faixa etária, como também na elaboração dos trabalhos de pesquisa sobre o ar (em PPT) e na análise e tratamento de dados e posterior elaboração dos trabalhos com essa análise.
Apesar de o posto de avaliação da qualidade do ar, do concelho de Valongo, se situar numa zona mais urbanizada (Ermesinde) e a vila de Campo se situar numa zona do concelho de transição para a ruralidade, os valores da qualidade do ar (verificados diariamente e previstos) são maioritariamente "Bom" ou "Médio" (cerca de 80% dos dados acumulados para esses dois índices). Não foi verificado nenhum dado "Muito bom". Por outro lado, 4% dos registos, quer do verificado no dia, quer previsão para o dia seguinte, correspondem ao índice "Mau". Também há cerca de 4% de registos "Sem índice", tais devem-se a falta de acesso / problemas no acesso ao site "QualAr". Também foi verificada alteração do índice ao longo do dia, o que originou alguma discrepância nos dados, para aquele(s) dia(s), relativamente aos registos nas várias turmas, tendo que se uniformizar posteriormente.
Por último, consideramos que esta atividade foi bastante enriquecedora, permitido, também, sensibilizar os alunos (e demais intervenientes) para a importância da Qualidade do Ar.