O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Painel ClimAR

Escola Secundária Padre Benjamim Salgado (Vila Nova de Famalicão)

Escalão: 3º escalão (secundário, profissional e superior)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Francisca Magalhães- 17 anos
Ana Sofia Pinho- 17 anos
Letícia Rodrigues- 17 anos

Imagens:

Memória Descritiva:
O ar puro é essencial para nossa saúde e para o meio ambiente. No entanto a sua qualidade tem vindo a degradar-se graças à ação humana.
As mortes prematuras devido à má qualidade do ar têm vindo a aumentar e são já a causa ambiental número um de mortes prematuras na UE.
O painel tem uma função informativa mas também de consciencialização da comunidade educativa para esta realidade, logo, encontra-se em exposição no polivalente da escola.
Assim, no centro do painel está um Planeta dividido: de um lado delapidado, degradado e esgotado devido à ação humana; de outro lado, um planeta limpo, saudável...
À volta deste planeta estão informações importantes: os principais poluentes atmosféricos que afetam a qualidade do ar; o impacte da poluição atmosférica para a nossa saúde; as medidas a adotar para minimizar a exposição ao ar poluído; bons hábitos para reduzir as emissões e promover um bom ar e a medição da qualidade do ar na região da nossa escola.

Metodologia de Construção do Painel:
Parte I- Pesquisa de informação:
Objetivos:
• Conhecer o portal QualAr;
• Conhecer os principais poluentes atmosféricos que afetam a qualidade do ar;
• Conhecer o impacte da poluição atmosférica para a nossa saúde;
• Conhecer as medidas a adotar para minimizar a exposição ao ar poluído;
• Comunicar e informar acerca das questões relativas à qualidade do ar e alterações climáticas;
• Promover bons hábitos para reduzir as emissões e promover um bom ar;
• Estimular o aumento da literacia relativamente à qualidade do ar;
Parte II- Operacionalização
O trabalho consiste na elaboração de um painel em papel de cenário. O título deve ser “Painel climAR: O ar que eu respiro”.
Do painel deve fazer parte:
• informação relativa aos poluentes que afetam a qualidade do ar
• impactes da poluição atmosférica na nossa saúde (devem usar imagens)
• Propostas de medidas a adotar para minimizar a exposição ao ar poluído
• Propostas de medidas a adotar para melhorar a qualidade do ar
• Dados sobre a qualidade do ar no concelho de VNF ao longo de uma semana. Para isso consultar o portal QualAR: qualar.apambiente.pt
Parte III- Escolha do painel para participar no concurso
Avaliação:
• Qualidade e rigor da informação
• Criatividade e originalidade
• Cumprimento dos objetivos propostos
• Cumprimento dos aspetos formais
• Correção do vocabulário

Principais Conclusões de Análise do Painel:
Na área de implantação da nossa escola a qualidade do ar é boa, no entanto é necessário agir para preservar essa qualidade e evitar problemas de saúde.