O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Painel ClimAR

Associação para o Bem Estar Infantil (Vila Franca de Xira)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Alunos do 1º ano A
Caetana Flor; Carlos Guimarães; Filipe Passarinho; Francisco Zhang; Hugo Caravela; Inês Correia; Joana Silvestre; João Abreu; Kyara Claro; Laura Gavancha; Madalena Pinto; Madalena Bernardo; Rudi Duarte; Salvador Minau; Salvador Amaral; Tiago Queirós; Tiago Negrinho; Tomás Coração e Victória Reis.
Alunos do 1º B:
Afonso Sal e Sousa; Alice Castro; Benedita Neves; Carolina Ribeiro; Dinis Cunha; Diogo Viegas; Duarte Santos; Eva Mota; Gonçalo Nunes; Iara Silva; Inês Pragana; Leonor Araúj

Imagens:

Memória Descritiva:
Após a exploração da aplicação QualAr (https://qualar.apambiente.pt/), para identificar a qualidade do ar no concelho de Vila Franca de Xira, a qual foi feita diariamente, considerámos importante fazer uma pesquisa dos principais poluentes atmosféricos existentes no nosso concelho. A partir daí, refletimos sobre as ações que contribuem para uma pior qualidade do ar, bem como, sobre as medidas a adotar para promover uma boa qualidade do ar. Para organizar a apresentação do Painel Climar, os alunos, em conjunto com os professores, decidiram retratar no mesmo, todos os dados que consideraram de maior relevância.
Para a realização deste trabalho utilizámos um grande papel reciclado para servir como tela. Para o fundo do painel, os alunos utilizaram pincéis para pintar a paisagem caraterística do concelho (que inclui as Lezírias, a ponte Marechal Carmona e a cidade de Vila Franca de Xira). Depois os alunos, em pequenos grupos, desenharam e pintaram quatro ações que contribuem para uma pior qualidade do ar (que colaram na parte correspondente à cidade de Vila Franca de Xira), e cinco medidas a adotar para promover uma boa qualidade do ar (que colaram na parte correspondente às Lezírias). Os motivos pelos quais colámos as informações anteriores nesses espaços, tiveram a ver com os locais onde existe maior poluição e onde existe menor, respetivamente. Foram identificadas como ações que contribuem para uma pior qualidade do ar, as indústrias, as queimadas, os incêndios e os veículos motorizados; e, como medidas a adotar para promover uma boa qualidade do ar, as fábricas ecológicas, a limpeza das matas e o corte das ervas, a utilização de carros elétricos e de transportes públicos.
Na parte inferior esquerda do painel, colámos uma tabela com a qualidade de ar entre os dias 9 e 23 de abril, junto à respetiva legenda e, na parte inferior direita, identificámos os grupos que realizaram o Painel.
Após os alunos terem colado todos os elementos no Painel Climar, o mesmo foi afixado, na entrada da receção de alunos, onde os Encarregados de Educação, entregam diariamente os seus educandos, de forma a que todos possam ter acesso à informação exposta.

Metodologia de Construção do Painel:

Principais Conclusões de Análise do Painel:
Depois do trabalho desenvolvido os alunos, entenderam a importância das nossas atitudes e mudanças de consciência relativamente ao planeta. Entenderam assim que todas as nossas ações contribuem para uma melhor ou pior qualidade do ar. Este trabalho ajudou a mudar mentalidades e a adotar medidas que promovam uma boa qualidade do ar.