O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Painel ClimAR

Escola EB1/JI Dois Portos (Torres Vedras)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Carolina Henriques- 9 anos; Constança Lourenço-10 anos; Daniela Vicente- 9 anos; Gabriel Fortunato- 10 anos; Gonçalo Carvalho- 10 anos; Inês Correia- 10 anos; Salvador Ferreira- 10 anos.

Imagens:

Memória Descritiva:
Este projeto tinha como objetivo a construção de um calendário para registar o tempo diariamente. Este trabalho foi realizado pelos sete alunos do 4º ano de escolaridade, com a coordenação da professora titular de turma Paula Martins.
Primeiramente foi apresentado o desafio aos alunos, mostrando o regulamento do mesmo e o Portal QualAr.
Posteriormente, a professora sensibilizou os alunos sobre a importância da qualidade do ar.
De seguida, iniciou-se a pesquisa de símbolos a utilizar para construir o calendário.
Após seleção dos símbolos escolheram-se os materiais a utilizar e qual seria a disposição do calendário.

Metodologia de Construção do Painel:
Foi construído um calendário com informação do estado do tempo, pois devido à faixa etária, decidiu-se que era muito difícil apreender as informações registadas no portal QualAr.
Em várias aulas de Expressão Plástica os alunos desenharam, pintaram e recortaram os símbolos e o calendário.
Os alunos utilizaram duas cartolinas, stencil com letras e números, marcadores e foam de várias cores para construírem os símbolos do estado do tempo.
Diariamente, logo pela manhã era colado no painel(calendário) , o estado do tempo do próprio dia, exceto ao fim de semana em que havia alunos que eram escolhidos para fazerem o registo em casa e na 2ª feira de manhã colava-se o estado do tempo respeitante ao fim de semana.

Principais Conclusões de Análise do Painel:
Concluiu- se que durante o mês de maio, na maioria dos dias o estado do tempo foi de sol, pois encontramo-nos na primavera.
Os alunos em diálogo concluíram que a existência de árvores faz com que a qualidade do ar seja melhor, bem como viver em zonas com pouco trânsito e sem indústrias.