O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Painel ClimAR

Escola Básica nº1 da Venda do Pinheiro (Mafra)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Nome do aluno Idade
Ma

Imagens:

Memória Descritiva:
A poluição do ar assume-se como o maior problema ambiental, sobretudo em centros urbanos mais populosos.
É neste sentido que a OMS alerta para o impacto da poluição atmosférica, assim como a redução da qualidade de vida de todos os cidadãos.
Foi neste sentido que as turmas do 4º A e B VP se associaram ao projeto "O ar que eu respiro", fazendo um painel ClimAr, estudando algumas característica do ar e envolvendo os alunos na promoção de bons hábitos e comportamentos promotores de uma boa qualidade do ar.
Tratando-se de alunos do 4º ano, a primeira exposição foi de carácter mais teórico, seguida de uma caminhada acompanhada por um docente de Físico-Química e outro docente de Desporto que em articulação com as docentes titulares, reforçaram algumas questões relativas à qualidade do ar.
Por fim, o portal QualAr passou a ser uma ferramenta pedagógica utilizada em sala de aula.
O painel encontra-se no átrio principal da escola, para que alunos, professores e assistentes operacionais tomem conhecimento e assumam atitudes cívicas e ambientalmente conscientes.
As docentes:
Ana Rita Antunes
Sara Policarpo

Metodologia de Construção do Painel:
Utilizou-se a metodologia de observação, investigação e registo.
Através do portal QualAr observou-se a qualidade do ar de 5 a 9 de abril.
Realizou-se o registo no placar da escola, em exposição.
Estudaram-se os componentes do ar, os que são benéficos e os que são prejudiciais.
Realizou-se uma caminhada ao ar livre para compreender os benefícios do ar limpo e puro do campo.

Principais Conclusões de Análise do Painel:
A qualidade do ar não é igual em todo o território português.
Os meios urbanos são mais susceptíveis a uma qualidade do ar inferior. Dependemos da qualidade do ar para a manutenção de uma vida saudável. Um bom ar inibe doenças do foro respiratório.