O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Painel ClimAR

Escola Básica José Régio (Portalegre)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Bia Pimentel - 11 anos; Dinis Anselmo - 11 anos; Duarte Silveira - 11 anos; Gustavo Pacheco - 11 anos; Gustavo Rosa - 10 anos; Inês Anacleto - 11 anos; Josué Glória - 11 anos; Júlio Rosa - 10 anos; Leonor Ramalho - 11 anos; Luciana Reis - 10 anos; Maria Lopes - 10 anos; Mariana Palhares - 11 anos; Miguel Pintão - 11 anos; Miguel Baião - 10 anos; Miguel Viegas - 12 anos; Miguel Augusto - 10 anos; Nelson Pereira - 11 anos; Raphael David - 10 anos; Rita Peixe - 11 anos.

Imagens:

Memória Descritiva:
Memória descritiva
Painel ClimAr
De modo a proceder-se à elaboração do painel ClimAr, numa primeira fase, foram apresentados aos alunos os objetivos deste desafio, assim como as características do trabalho a realizar.
Foi-lhes igualmente dado a conhecer a aplicação QualAR- Qualidade do Ar da Agência Portuguesa do Ambiente, onde poderiam encontrar os dados necessários à elaboração do painel.
Foram ainda relembrados alguns conceitos, abordados anteriormente na disciplina de Ciências Naturais, relativos aos principais poluentes atmosféricos que afetam a qualidade do ar e a nossa saúde; as medidas a adotar para minimizar a exposição ao ar poluído assim como identificar bons hábitos para reduzir as emissões e promover um bom ar.
Estiveram envolvidos na concretização deste desafio os alunos de uma turma de 5º ano, os quais, em grande grupo apresentaram várias propostas e decidiram sobre a conceção, design e apresentação final do painel.
Em articulação com as disciplinas Educação Visual e Educação Tecnológica, foram utilizados diversos materiais (cartolina, cola, lápis de cor, canetas de feltro, tesoura,…) e aplicadas várias técnicas, de modo a que os alunos pudessem desenvolver a sua criatividade e efetivar a construção do painel, de acordo com o inicialmente planificado.
Além da informação específica sobre a qualidade do ar, é apresentada também no painel, informação sobre o estado do tempo/temperatura (recolhidos no site do IPMA).
Terminada a sua elaboração, o painel foi colocado no átrio de entrada da escola. Foi ainda feita uma “escala”, entre os alunos da turma, de modo a que cada dia haja um grupo de alunos responsável por atualizar os dados constantes no painel.

Metodologia de Construção do Painel:

Principais Conclusões de Análise do Painel:
Através da observação dos dados do painel e sua análise (a qual ainda se encontra a decorrer), os alunos puderam observar que a qualidade do ar, no concelho em que fica inserida a escola é maioritariamente de qualidade média.
Os alunos puderam recordar conteúdos anteriormente abordados na disciplina de Ciências Naturais, relativos ao IQAr e aos poluentes que determinam este índice assim como as medidas a adotar para minimizar a exposição ao ar poluído e promover bons hábitos para reduzir as emissões e promover um bom ar.
O painel permitiu ainda dar conhecimento à restante comunidade escolar destes aspetos, informando-os das questões relativas à qualidade do ar e às alterações do estado do tempo.