O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Painel ClimAR

Externato Infante D. Henrique (Braga)

Escalão: 3º escalão (secundário, profissional e superior)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
10.º ano do Curso Profissional Técnico de Multimédia, com uma média de 15 anos

Imagens:

Memória Descritiva:
Com o objetivo de responder ao desafio Eco-Escolas relativo à qualidade do ar, a turma do primeiro ano do Curso Profissional Técnico de Multimédia, criou este painel ClimAr.
A ideia era criar o debate em torno do tema "o ar que eu respiro" e aproveitar para executar materiais gráficos nas disciplinas técnicas do curso.
Este tipo de projetos são muito importantes para o desenvolvimento do aluno, não só na componente técnica onde o aluno é confrontado com problemas de comunicação que necessitam de soluções criativas para a sua implementação, mas também na componente cívica do aluno, incentivando-o a trabalhar em torno de temas importantes, utilizando a tecnologia ao serviço da criação de um "mundo melhor".

Metodologia de Construção do Painel:
Partindo da análise dos dados disponíveis no site QualAr, foi feito no quadro da escola, um brainstorm onde os alunos participaram ativamente nas soluções possíveis para enquadrar os diferentes elementos no painel.
No painel que se encontra na sala de aula, foi limitado um espaço de 140cm de largura por 70cm de altura, onde os elementos iriam ser montados.
Essa limitação foi também um excelente desafio para os alunos, uma vez que tinham de preparar os elementos gráficos em ambiente digital, de acordo com o tamanho físico que os elementos iriam ter após a impressão.
Após a fase de preparação, foram definidos grupos de trabalho, onde cada grupo ficou responsável por elaborar os elementos para as diferentes partes do painel.
Por último, todos os elementos foram colocados no quadro, completando o painel.

Principais Conclusões de Análise do Painel:
Devido à natureza da metodologia de trabalho, os alunos acabaram não só por desenvolver competências de trabalho em equipa, mas também por aprender acerca do tema à medida que procuravam informação sobe os elementos que compunham o painel.
O conceito de qualidade do ar era algo de abstrato no início do trabalho, mas que à medida que o painel ia sendo construído, ia ganhando um significado mais claro.
A procura de soluções gráficas, e a sua materialização prática, foi também um exercício importante para estes alunos, já que tiveram de encontrar soluções para problemas como por exemplo, o facto de em alguns elementos do painel, ter de ser possível apagar o que estava escrito.