O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Painel ClimAR

Escola Básica N.º2 de Perafita (Matosinhos)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Alunos das três turmas do 4º ano(47 alunos), com idades compreendidas entre os 9 e 10 anos.

Imagens:

Memória Descritiva:
O cartaz/painel Eco-escolas, elaborado pelos alunos do 4º ano de escolaridade da escola nº 2 do agrupamento de Perafita, aborda temas trabalhados em turma pelos alunos do 4º ano. No ano 2020/2021, o programa do Eco-escolas permitiu-nos abordar o tema: Clima e ar. Assim, este grupo de alunos ao longo do ano trabalhou conjuntamente no painel ClimAr.
O painel contém três grandes temas que fomos trabalhando ao longo deste ano letivo. Os temas presentes são a qualidade do ar, temperatura do ar e por fim uma pequena alusão ao tempo. Estas matérias foram pesquisadas em livros, jornais e na internet, com a supervisão dos docentes titulares de turma.
Os temas abordados para a realização deste painel visam um aprofundar de ideias de estudo sobre a qualidade do ar na nossa zona de intervenção, Perafita, Matosinhos. O grupo de docentes com este projeto pretende sensibilizar os alunos e comunidade escolar para boas práticas ambientais. “Ainda vamos a tempo de salvar o Planeta Azul.”
O trabalho foi realizado pelas três turmas da escola, com ajuda dos professores titulares (Luís Assunção, Madalena Jorge e Maria do Céu Reis) e professores coordenadores do programa Eco-Escolas.

Metodologia de Construção do Painel:
O painel contém três grandes temas que fomos trabalhando ao longo deste ano letivo: a qualidade do ar, temperatura do ar e por fim uma pequena alusão ao tempo. Estas matérias foram pesquisadas em livros, jornais e na internet, com a supervisão dos docentes titulares de turma. De seguida, começaram a construir o painel ClimAr recolhendo-se as ideias de todos. Começaram por pintar com tintas de água o papel cenário, onde haviam desenhado um arco-íris com as cores representadas e atribuídas pelo site QualAr à qualidade do ar. Outros alunos desenharam e fizeram os ilustrações relacionados com as temperaturas e estados do tempo, bem como as etiquetas com o dia e o mês avaliado. Todas estas informações foram coladas no papel cenário, e o mesmo colado a uma placa de esferovite, com moldura em madeira. Depois de montado o painel, o mesmo foi afixado num patamar de entrada das salas de aula, local de fácil acesso para todos as turmas envolvidas no projeto e onde as restantes turmas puderam visualizar os resultados registados.

Principais Conclusões de Análise do Painel:
As principais conclusões a que os alunos chegaram pela realização do painel e análise da qualidade do ar, é que na zona de Porto Litoral, aquando da observação diária realizada rotativamente por cada turma, a qualidade do mesmo se encontrou no estado Bom/Muito Bom (abril, maio, junho). Contudo, alguns meses (janeiro, fevereiro e março) apresentaram dias em que os níveis de qualidade do ar se encontravam entre o Fraco/Médio.
Atribui-se estes bons resultados à desativação da Petrogal e de uma fábrica de transformação de madeiras, localizadas nas imediações da escola. Contudo, também concluíram que a qualidade do ar regista poucos dias com níveis no Muito bom, atribuindo este resultado ao excesso de tráfego rodoviário localizado na zona e pelo aeroporto Sá Carneiro (tráfego aéreo), localizado a poucos quilómetros da escola de Perafita.
As mesmas turmas também contruíram uma nuvem(elemento representante do ar) e fizeram desenhos à sua volta com as formas de melhorar a qualidade do ar, reduzindo as emissões de gases poluentes(usar transportes públicos, criar áreas verdes nos espaços urbanos, preservar as florestas naturais…), como forma de sensibilizar os restantes alunos da escola para a urgente melhoria da qualidade do ar da sua área de residência e estudo.