O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Painel ClimAR

Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (Lisboa)

Escalão: 3º escalão (secundário, profissional e superior)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Ana Santos Idade - 22 anos
Joana Ramos - 21 anos
Rita Relvas - 21 anos

Imagens:

Memória Descritiva:
No âmbito do Eco-Escolas, Desafio ClimAR, foram realizados dois painéis digitais como alternativa ao painel físico.
De forma a dar resposta à situação pandémica e ao regime de ensino à distância, estes painéis digitais tornam-se mais interativos e facilitam o acesso de toda a comunidade académica a informações, como os níveis de qualidade do ar ambiente e concretamente as concentrações de poluentes, não só abrangendo o concelho onde se insere a ESTeSL como todo o país.
No primeiro painel, optou-se por apresentar as etapas necessárias para aceder à informação pretendida, com o intuito de garantir a autonomia na procura de informação relativa à qualidade do ar que respiramos,
aumentando assim a consciencialização pública para a alteração dos seus comportamentos, de forma a reduzir a poluição do ar ambiente e consequentemente as doenças respiratórias e cardiovasculares associadas à exposição a poluentes atmosféricos. Tornando assim possível qualquer elemento da comunidade académica consultar o site da QualAR de uma forma mais simples e objetiva.
Adicionalmente, foi construído um segundo painel com informações relativas às condições climatéricas, consultadas no site do IPMA, para o dia 18 de Maio de 2021 no distrito e concelho de Lisboa. Constam informações acerca do estado do tempo, a intensidade do vento, temperatura e humidade do ar.

Metodologia de Construção do Painel:
Optou-se por criar dois Painéis virtuais e interativos. O primeiro dá resposta ao pretendido através de uma explicação simples de como aceder ao website da QualAR e recolher informações sobre a qualidade do ar ambiente. Na segunda abordagem procurámos adicionar uma informação clara do estado do tempo do dia da realização do painel (18 de Maio ) apresentando a humidade do ar, a intensidade do vento e a temperatura média.

Principais Conclusões de Análise do Painel:
A forma de abordagem escolhida cremos que irá desenvolver autonomia a qualquer indivíduo no conhecimento da poluição do ar ambiente, a qualquer momento e em qualquer lugar.