O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Painel ClimAR

Escola Básica e Secundária de Anadia - Agrup. de Escolas (Anadia)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Afonso Seabra - 13 anos
Ana Mendes - 13 anos
Beatriz Mendes - 13 anos
Beatriz Costa - 13 anos
Camila Machado - 13 anos
Catarina Figueiredo - 13 anos
Daniel Santos - 14 anos
Jacinta Albino - 13 anos
Júlia Nogueira - 14 anos
Margarida Silva - 13 anos
Pedro Mendes - 14 anos
Pedro Dinis - 14 anos
Samuel Lemos - 14 anos
Mikael Veiga - 14 anos
Rafael Nizamov - 13 anos

Imagens:

Memória Descritiva:
Por forma a sensibilizar os alunos sobre alterações climáticas e a poluição atmosférica, foi lançado este desafio de construírem um painel onde registavam os valores dos principais agentes da qualidade do ar que respiramos. Os alunos como frequentam o 8º ano tiveram a oportunidade de ver pequenas partes do workshop do eco-escolas, onde se fala das consequências para saúde da exposição constante à poluição atmosférica. Estes conteúdos fazem parte do programa de Física e Química do 8ºano.

Metodologia de Construção do Painel:
Os alunos instalaram a App QualAr no telemóvel e diariamente consultavam a qualidade do ar. Optou-se por registar no painel a qualidade do ar nos dias 30/3, 25/4 e 8/5. Escolheu-se um dia de céu nublado, um dos dias que chegaram a Portugal poeira vindas do norte de África, um dia de chuva e um dia de sol aberto. Tirando as partículas PM2,5 e PM10 optou-se por representar o SO2, NO2 e O3 através do modelo molecular utilizando plasticina, o nome do composto e a sua fórmula química. Todos os alunos participaram nesta construção.

Principais Conclusões de Análise do Painel:
Os alunos puderam pesquisar o que eram partículas PM2,5 e PM10, pois desconheciam estas partículas e como podiam influenciar a poluição atmosférica. Pesquisaram sobre os principais agentes dos gases poluentes como os óxidos de enxofre e os óxidos de azoto e as consequências para a saúde. Passaram a utilizar uma APP que lhes dá informações sobre a qualidade do ar em qualquer local. Os alunos verificaram também que o estado do tempo também altera a qualidade do ar e refletiram sobre as consequências da emissão de gases poluentes para a atmosfera.