O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Painel ClimAR

Escola Básica e Secundária Joaquim Inácio da Cruz Sobral (ex. EBS de Sobral de Monte Agraço) (Sobral de Monte Agraço)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Todos os alunos do 9ºA idades entre os 14 e 16 anos.

Imagens:

Memória Descritiva:
Na semana do dia mundial da Terra, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos de diversas turmas do 2º ciclo e 3º ciclo, visionaram um documentário sobre a qualidade do ar e fatores que o afetam, documentário da série biosfera. Posteriormente os alunos responderam a uma ficha de trabalho baseada no Projeto QualAr ( desafio Eco- escolas) onde foram orientados para a recolha de informação sobre a qualidade do ar onde a escola se insere, no site QualAr e na respetiva App. Depois, em FPS, elaboram cartazes sobre os principais poluentes do ar, suas causas, consequências e medidas a tomar, .
De seguida, os alunos do 9ºA planearam e elaboraram o painel ClimAr , painel com a representação gráfica da previsão da Qualidade do Ar para o próprio dia e para o dia seguinte. Decidiu ainda colocar informação sobre o estado do tempo, temperatura máxima e mínima prevista e o vento . Para isso, recorreram ao site QualAr e do IPMA.

Metodologia de Construção do Painel:
Sob a orientação da professora, a turma começou por pensar na forma como iria representar a informação sobre a qualidade do ar no painel. Um grupo dedicou-se à elaboração do esboço do painel. De seguida, outro grupo, empenhou-se mais na pintura de base e na representação gráfica da informação enquanto que ainda outro grupo consultou as informações do dia e dia seguinte no site QualAr e Ipma. Depois procurou um local de passagem e bem visivel na escola para divulgação do painel ( no edifício principal, à subida das escadas, junto à biblioteca escolar).

Principais Conclusões de Análise do Painel:
Os alunos instalaram a APP QualAr e descobriram a possibilidade de conhecer a qualidade do ar da região onde vivem. Conheceram quais os principais poluentes atmosféricos e ficaram motivados para descobrir mais sobre eles, as suas causas, consequências e formas de os reduzir e foi o que fizeram. Verificaram ainda que o estado do tempo condiciona também a qualidade do ar.