O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Painel ClimAR

Escola Básica de Chouselas (Vila Nova de Gaia)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Alunos do 3º ano da T11; os alunos têm 8 ou 9 anos.

Imagens:

Memória Descritiva:
O trabalho foi desenvolvido tendo em conta as orientações definidas nas regras/ regulamento da atividade. Começamos por consultar o site da Agência Portuguesa do Ambiente e explorar a forma como estava organizada a informação. De seguida, os alunos tiveram a oportunidade de consultar o mesmo site em casa, com os pais. Na escola construímos a base do painel com ripas que o pai de uma aluna fez o favor de nos disponibilizar. Depois de concluída esta etapa, demos início à consulta diária do site e ao respetivo registo da previsão e da observação da qualidade do ar. Este trabalho foi realizado em articulação com a docente de Inglês. No final, o Painel foi afixado no polivalente da Escola para que todos os alunos, docentes e não docentes pudessem ter acesso à informação recolhida.

Metodologia de Construção do Painel:
A construção do Painel contou com a participação de todos os alunos. Uma vez que as condições de higiene não permitem o trabalho de grupo, todas as atividades (pintura, recorte, colagem, desenho...) foram realizadas individualmente. A consulta do site era feita diariamente, de manhã, em conjunto por toda a turma.

Principais Conclusões de Análise do Painel:
Esta atividade permitiu aos alunos terem a oportunidade de contactar e consultar um site oficial com informação sobre um aspeto da sua realidade. Os alunos mostraram-se muito interessados e questionavam acerca de aspetos que surgiam no site. A sua curiosidade levou-nos até a explorarmos outros aspetos como o que aconteceu com a qualidade do ar nos meses em que estivemos confinados, quais as regiões onde a qualidade do ar tende a ser melhor, que símbolos são usados, que gases poluentes existem na atmosfera... E mesmo com os pais, em casa, muitas crianças exploraram as informações.